[ID 58] A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO NO ÂMBITO DA SAÚDE PÚBLICA

Iara Camargo de Carvalho, Francielle Aparecida de Sousa

Autores

  • Francielle Aparecida de Sousa Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP
  • Iara Camargo de Carvalho Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP https://orcid.org/0000-0002-5317-0631

Palavras-chave:

alimentos, animal, esferas administrativas, higiene sanitária

Resumo

INTRODUÇÃO: A demanda por normas de segurança alimentar tem sido crescente, em virtude do progresso da comercialização dos alimentos de origem animal e industrializado, a nível mundial. Visando manter uma segurança na consumação de alimentos, é necessário que permaneça uma assistência contínua dos produtos desde o começo de sua cadeia produtiva até o produto final. O incumbido por todas as orientações deste processo é o médico veterinário, que possui o comprometimento em resolver o que é adequado para a comercialização e interditar o que está inadequado, oferecendo alimentos seguros à população.

OBJETIVO: Objetiva-se evidenciar a importância do profissional capacitado no âmbito da saúde pública, a fim de preservar a saúde dos cidadãos e dos rebanhos nacionais.

MATERIAL E MÉTODOS: Revisão bibliográfica sistemática, reunindo informações referentes aos principais fatores que afetam a saúde pública.

RESULTADOS: A segurança alimentar é um assunto importante, sendo uma exigência da sociedade. É um tema pertinente para o profissional veterinário que além de ser dever apenas desse profissional, também é necessário que demonstre as competências para que consiga cumprir obrigações e que faça a diferença nesse campo de atuação de grande importância. A inspeção sanitária é fundamental, uma vez que é muito comum o aparecimento doenças transmissíveis por alimentos, sendo este um fator preocupante para o mercado consumidor.

CONCLUSÃO: O médico veterinário se faz indispensável nos serviços de inspeção, protegendo tanto a saúde animal, como a humana, além de manter um bom avanço da população no aspecto nutricional e sanitário.

Referências

COSTA, E. A. M. Vigilância Sanitária em Serviços de Saúde: os desafios da prática. Revista VISA em debate, Salvador - Bahia, v. 2, n. 2, p. 27-33, março. 2014.

COSTA, S.M.F.; SANTOS, J.C.; STARIKOFF, K.R.; FERNANDEZ, F.J.R. Implementação de um Aplicativo Baseado em Ontologias para Auxiliar Especialistas na Solicitação de Análises Zoosanitárias. XIV Safety, Health and Environment World Congress. 2015.

BEUX, J.; PRIMON, V.; BUSATO, M. A. Condições higiênicos sanitárias em local de produção e distribuição de alimentos em escolas públicas sob a ótica da produção mais limpa. Revista da UNIFEBE, Chapecó, v.1, n.11, jan/jul. 2013.

BURGER, K.P. O ensino de saúde pública veterinária nos cursos de graduação em medicina veterinária do estado de São Paulo. 2010. 148 p. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, Jaboticabal.

CFMV. Saúde Única. 2018. Disponível em: <https://www.cfmv.gov.br/saude-unica/comunicacao/2018/10/09/>. Publicado em 09 de outubro de 2018.

CRMV-PR. O papel e a importância do médico veterinário na saúde pública. Disponível em:<https://www.crmv-pr.org.br/artigosView/91_O-papel-e-a-importancia-do-Medico-Veterinario-na-Saude-Publica.html>. Publicado em 2011.

ESPINDOLA, E. A. et al. Curso Profissionalizante de Apicultura: Cuidados com manuseio e fabricação. Florianópolis: EPAGRI, 2016.

FREITAS, Carla de. Centenário do Serviço de Inspeção Federal – SIF. 2016. Disponível em: <https://ruralpecuaria.com.br/noticia/centenario-do-servico-de-inspecao-federal-sif.html>. Publicado em 31 de janeiro de 2016.

FÓRMULA JR. Selos de inspeção SIF, SIM e SIE: como escolher? Disponível em: <https://www.formulajr.com.br/selos-de-inspecao-sif-sim-e-sie-como-escolher/. Publicado em 6 de junho de 2018.

FORSYTHE, S. J. Infecções e intoxicações de origem alimentar. In: ______. Microbiologia da segurança dos alimentos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

GOMIDE, L. A. DE. M.; RAMOS, E. M.; FONTES, P. R. Tecnologia de abate e tipificação de carcaças. Viçosa: UFV, 2006

GOMIDE, L. A. M; RAMOS, E. M.; FONTES, P. R. Ciência e qualidade da carne: fundamentos. Viçosa: Ed. UFV, 2014.

J MANAG PRIM HEALTH CARE. Associação da depressão com doenças clínicas prevalentes na terceira idade: o papel da assistência de enfermagem. 2014. Disponível em:<https://www.jmphc.com.br%2Fjmphc%2Farticle%2Fdownload%2F220%2F224%2F&usg>. Acesso em: Abr. de 2020.

LEITE, H. J. D.; NAVARRO, M. V. T. Risco potencial: um conceito de risco operativo para vigilância sanitária. In: COSTA, E. A. (Org.). Vigilância Sanitária: temas para debate. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 61-82.

LUCCHESE, G. Globalização e regulação sanitária: os rumos da vigilância sanitária no

Brasil. Brasília: Ed. Anvisa, 2008.

MAPA 1952. Decreto nº. 30691. 1952. 381 f. Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal–Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Secretaria de Defesa Agropecuária, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Brasília, 2016.

PEREIRA, G. D.; MOURA, L. A. de. Conflitos de competências entre os Ministérios da

Saúde e da Agricultura na fiscalização de produtos alimentícios no Brasil. Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 7, n. 1, p. 197-210, abril/2013.

PFUETZENREITER, M.R.; ZYLBERSZTAJN, A.; AVILA-PIRES, F.D. Evolução histórica da medicina veterinária preventiva e saúde pública. Ciência Rural, Santa Maria, v.34, n.5, p.1661-1668, 2004.

REVISTA VETERINÁRIA. Atuação do médico veterinário na inspeção de alimentos de origem animal. 24 de maio de 2019. Disponível em: <https://www.revistaveterinaria.com.br/>. Acesso em Abr. de 2020.

SOUZA, P.C.A. A inserção do médico veterinário na área de saúde. Revista do CFMV, Ano 16, n. 49, p. 5-7, 2010.

TIVERON, D. V. Inspeção pós-morte de bovinos: Ocorrência de alterações sanitárias no abate e respectivo impacto em relação ao mercado globalizado. Dissertação (mestrado) -Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, 2014.

Downloads

Publicado

28-03-2022

Como Citar

Sousa, F., & Camargo de Carvalho, I. (2022). [ID 58] A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO NO ÂMBITO DA SAÚDE PÚBLICA: Iara Camargo de Carvalho, Francielle Aparecida de Sousa. Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente, 2(10), 384–395. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/vitae/article/view/2525-2771-v2n10-4

Edição

Seção

Artigos