[ID 138] RAIVA BOVINA: RELATO DE CASO

Autores

Palavras-chave:

Encefalite, Morcegos, Saúde Pública, Zoonose

Resumo

INTRODUÇÃO: A raiva é uma antropozoonose infecciosa, de origem viral, é transmitida pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado. Apresenta alto grau de letalidade, refletindo de forma significativa na saúde pública.

OBJETIVO: Relatar a ocorrência de um caso de raiva bovina, no município de Patrocínio-MG.

MATERIAL E MÉTODOS: O caso ocorreu no dia 24/02/2021, em um bovino, macho, da raça Nelore, com dezoito meses de idade, de um rebanho de aptidão de corte. Em observações in loco do veterinário, procedeu-se com a coleta de material do sistema nervoso central, para análise laboratorial do diagnóstico virológico.

RESULTADOS: O referido animal, apresentava um quadro paralítico, por quatro a seis dias. As amostras foram coletadas e enviadas pelo Laboratório de Saúde Animal do IMA, apresentando o resultado positivo para a raiva através do teste IFD e posterior confirmação pelo teste de inoculação em camundongo. O veterinário responsável foi notificado do resultado, contactando o setor de Vigilância em Saúde do referido município, para as devidas providências. Esta ocorrência é reflexo de uma falha no manejo sanitário do rebanho, já que o animal nunca havia sido vacinado. Foi estabelecido o foco da doença e tomadas todas as providências pelo Serviço de Defesa Sanitária Animal, como o controle dos morcegos hematófagos, focado na espécie Desmodus rotundus, conforme rege o PNCRH do MAPA, na propriedade da ocorrência.

CONCLUSÃO: Em rebanhos bovinos, o resultado positivo de raiva, tem repercutido em grandes prejuízos socioeconômicos aos produtores, criadores e indústria alimentícia.

Referências

BARROS, C.S.L.; DRIEMEIER, D.; DUTRA, I.S.; LEMOS R.A.A. 2006. Doenças do

Sistema Nervoso de Bovinos no Brasil. Vallée, São Paulo, p.21-28.

BATISTA HBCR, FRANCO AC, ROEHE PM. Raiva: uma breve revisão. Acta Sei Vet

; 35(2): 125-44.

BRASIL. Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros – PNCRH. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Normas técnicas de profilaxia da raiva humana / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Ministério da Saúde, 1ª edição revisada - 2014.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Controle da raiva dos herbívoros: manual técnico. Brasília, 2009a. 124 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 3ª. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019.

DALLORA, A. M. B. Estudo da ocorrência de casos confirmados de raiva bovina no município de Guaxupé, Minas Gerais. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Medicina Veterinária, Departamento de Medicina Social, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007.

FERNANDES C.G; RIET-CORREA F. 2007. Raiva, p.184-198. In: RietCorrea F., Schild

A.L., Lemos R.A.A. & Borges J.R.J. (Eds), Doenças de Ruminantes e Equídeos. Vol.1. Pallotti, Santa Maria. 719p.

HEINEMANN F.M., FERNANDES-MATIOLI F.M.C., CORTES A., SOARES R.M., SAKAMOTO S.M., BERNARDI F., ITO F.H, MADEIRA A.M.B.N. & RICHTZENHAIN

L.J. 2002. Genealogical analysis of rabies virus strain from Brazil based on N gene alleles. Epidemiol. Infect. 128:503-511

IMA, Instituto Mineiro de Agropecuária. IMA combate raiva animal em todo o estado. 2019

INSTITUTO PASTEUR. Manual: Raiva Bovina. Editora: AnimGrafs S/C Ltda, 30 ed, 2001. 7p.

JONES T.C., HUNT R.D.e KING N.W. 2000. Patologia Veterinária. 6ª ed. Manole, São Paulo. 1415p.

LANGOHR, I.M.; IRIGOYEN, L.F.; LEMOS, R.A.A.; BARROS, C.S.L. 2003. Aspectos

epidemiológicos, clínicos e distribuição das lesões histológicas no encéfalo de bovinos com raiva. Ciência Rural 33(1):125-131.

LEMOS, R.A.A. 2005. Enfermidades do sistema nervoso de bovinos de corte das regiões centro-oeste e sudeste do Brasil. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal. 155

MAXIE, M.G; YOUSSEF S. 2007. Nervous system, p.281-456. In: Maxie M.G. (Ed.), Jubb, Kennedy, and Palmer’s Pathology of Domestic Animals. Vol.1. Elsevier, Oxford.

Downloads

Publicado

11-08-2023

Como Citar

Marcelino de Oliveira, A., Sousa, F., Lima Ribeiro, G., de Almeida Silva, L., & Marins da Costa, O. (2023). [ID 138] RAIVA BOVINA: RELATO DE CASO. Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente, 2(13), 740–749. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/vitae/article/view/2525-2771-v2n13-2

Edição

Seção

Artigos