[ID 196] OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
ensino remoto, isolamento social, processo de aprendizagemResumo
INTRODUÇÃO: O presente artigo vem apresentar desafios na Educação Infantil em um contexto de intensas mudanças causadas pela pandemia, gerada pelo Covid-19, que trouxe uma série de transformações no modo de pensar sobre a educação e nas práticas de ensino, por meio do ensino remoto e a Educação Infantil acabou sendo impactada por se tratar da educação básica.
OBJETIVO: Conhecer os desafios enfrentados pelos educadores infantis para a execução do ensino remoto em meio a pandemia, ocasionada pelo Covid-19.
MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa foi realizada por meio de buscas de dados a partir do referencial teórico, sites e consulta em artigos científicos. O trabalho foi constituído por meio de levantamento de dados, de natureza qualitativa, com metodologia descritiva, realizada por meio de questionário, consequentemente, as respostas serviram para obtenção dos resultados.
RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que os desafios enfrentados pelos educadores infantis para a execução do ensino remoto, que serviu como base de pesquisa para muitos acadêmicos de diversas áreas, causaram diversas modificações, assim, tiveram que adaptar-se à nova realidade, proporcionado alguns impactos na educação.
CONCLUSÃO: A Educação Infantil é o alicerce, a base na construção do saber, primordial em vários aspectos. Essa transição para o ambiente digital trouxe grandes transformações e desafios para os educadores e para os alunos. Apesar dos obstáculos, os professores têm se reinventado todos os dias para levar aos estudantes o conteúdo de forma interativa e interessante.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil. 2018.In: Disponível em: .Acesso em: 14 jun. 2021.
ELEVA; P, de, E. Como motivar os alunos da Educação Infantil? Confira 5 dicas! Julho de 2021. Disponível em: https://blog.elevaplataforma.com.br/como-motivar-alunos-educaçao-infantil/. Acesso em 10 ago. 2021.
JORNAL, EDU. Desenvolvimento Infantil: Qual é o impacto da pandemia? Setembro 2020. Disponível em:<https://jornadaedu.com.br/gestao-escolar/desenvolvimento-infantil/>. Acesso em 11 ago. 2021.
LOURENÇO, DE. S. A; NARCISO, A. L. DO C; NARCISO, L. DO C. Ensino Remoto em Tempos de Pandemia: Os Desafios Enfrentados Pelos Professores. Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2021.
MORAN, José. Mudando a Educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4941832/mod_resource/1/Artigo-Moran.pdf>. Acesso em 12 maio 2021.
NASCIMENTO; R.L. A importância das aulas remotas para o desenvolvimento infantil. 25 maio 2020. Disponível em: <https://www.brainlatam.com/blog/a-importancia-de-aulas-remotas-para-as-crianças-1609 >.Acesso em: 10 ago. 2021.
OLIVEIRA, Hudson do Vale de; SOUZA, Francimeire Sales de. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020. Disponível em . Acesso em: 12 abr. 2021.
PEREIRA JUNIOR, Lucimar da Silva; MACHADO, Joana Bartolomeu. Educação Infantil em tempos de pandemia: desafios no ensino remoto emergencial ao trabalhar com jogos e brincadeiras. Revista Educação Pública, v. 21, nº 6, 23 de fevereiro de 2021. Disponível em:<https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/6/educacao-infantil-em-tempos-de-pandemia-desafios-no-ensino-remoto-emergencial-ao-trabalhar-com-jogos-e-brincadeiras>Acesso em: 04 out. 2021.
ROGER, Hansen. A educação infantil em tempos de pandemia, 05/06/2020. Disponível emhttps://www.colegioflorenca.com.br/blog/educacao-infantil-tempos-pandemia/.Acesso em: 12 mar. 2021.
SOUZA, D. G. de.; MIRANDA, J. C. Desafios da Implementação do Ensino Remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 11, p. 81–89, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.4252805.
Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/38. Acesso em: 16 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente do UNICERP.
Os trabalho são originais e não estão disponíveis em outras publicações, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).