[ID 197] TÉCNICAS E METODOLOGIAS LÚDICAS COM ENFOQUE NA ATENÇÃO E COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Fátima Yukari Akiyoshi França Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP
  • Maria Eduarda Vieira Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP

Palavras-chave:

aprendizagem, crianças, desenvolvimento, ludicidade

Resumo

INTRODUÇÃO: O lúdico pode proporcionar grandes contribuições para a vida da criança em torno do desenvolvimento de sua aprendizagem. Pode ser trabalhado de forma diversificada, resultando-se em aulas atrativas, pois existem várias possibilidades e formas de brincadeiras. Nesses momentos, as crianças se interagem ao mesmo tempo que adquirem aprendizado.

OBJETIVO: Evidenciar as ferramentas lúdicas que são exploradas dentro da sala de aula para atender as maiores necessidades das crianças em relação ao lúdico.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico, de cunho qualitativo, por meio da busca de dados teóricos em livros, artigos científicos e e-books.

RESULTADOS: Foi observado que o desenvolvimento lúdico é consequência da imaginação que foi estimulado por meio da aprendizagem, relacionados aos aspectos vivenciados na infância. Dessa forma, compreende-se que as crianças desenvolvem as suas habilidades por meio de todas as demandas apreendidas durante as aulas e conteúdo que se tornam atrativos e pertinentes para o uso da ludicidade.

CONCLUSÃO: O principal e o mais importante aspecto relacionado ao processo de desempenho da criança, em torno dos instrumentos lúdicos é o ato de brincar, pois, capacita e traz grandes contribuições de aprendizado relativos aos conceitos das habilidades escolares. Em suma, a necessidade de contribuir por meio dos ambientes apropriados e demais atividades que envolvem os fatores da ludicidade, facilita e aprimora o desenvolvimento e a compreensão das crianças em relação à aquisição de novos conhecimentos sobre a didática explorada no ambiente escolar.

Referências

ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1981.

ARAGÃO, Janaina de Souza. Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e Artes. Indaial: Ed ASSELVI, 2007.

BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BROUGÈRE, G.B. Brinque e Cultura. São Paulo: Cortez, 1994.

CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Ed. Summus. 1987.

FAZENDA, I. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOMES, C. Brinco, logo existo: o papel da ludicidade na educação escolar. In: GRANDO, B. (Org.). Corpo, educação e cultura: práticas sociais e maneiras de ser. Ijuí: Unijuí, 2009. p. 111-118

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo, Cortez, 1996

________. Jogos tradicionais infantis do Brasil. São Paulo: Feusp, 1992.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedose brincadeiras do Brasil. Disponível, 2014.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C.; MORALES, O. (Orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens (Coleção Mídias Contemporâneas.), v. 2. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. p. 15-33

MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto alegre: Artmed, 2002.

PIAGET, J. (1946). A Formação da Simbologia na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 31 1978.

PIRES, Gisele Brandelero Camargo. Lúdico e Musicalidade na Educação Infantil. Indaial: Ed. ASSELVI, 2008.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VOLPATO, G. Jogo, brincadeira e brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.

ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre, Editora Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

11-08-2023

Como Citar

Akiyoshi França, F. Y., & Maria Eduarda Vieira. (2023). [ID 197] TÉCNICAS E METODOLOGIAS LÚDICAS COM ENFOQUE NA ATENÇÃO E COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO . Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente, 2(13), 838–850. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/vitae/article/view/2525-2771-v2n13-10

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)