[ID 197] TÉCNICAS E METODOLOGIAS LÚDICAS COM ENFOQUE NA ATENÇÃO E COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
aprendizagem, crianças, desenvolvimento, ludicidadeResumo
INTRODUÇÃO: O lúdico pode proporcionar grandes contribuições para a vida da criança em torno do desenvolvimento de sua aprendizagem. Pode ser trabalhado de forma diversificada, resultando-se em aulas atrativas, pois existem várias possibilidades e formas de brincadeiras. Nesses momentos, as crianças se interagem ao mesmo tempo que adquirem aprendizado.
OBJETIVO: Evidenciar as ferramentas lúdicas que são exploradas dentro da sala de aula para atender as maiores necessidades das crianças em relação ao lúdico.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico, de cunho qualitativo, por meio da busca de dados teóricos em livros, artigos científicos e e-books.
RESULTADOS: Foi observado que o desenvolvimento lúdico é consequência da imaginação que foi estimulado por meio da aprendizagem, relacionados aos aspectos vivenciados na infância. Dessa forma, compreende-se que as crianças desenvolvem as suas habilidades por meio de todas as demandas apreendidas durante as aulas e conteúdo que se tornam atrativos e pertinentes para o uso da ludicidade.
CONCLUSÃO: O principal e o mais importante aspecto relacionado ao processo de desempenho da criança, em torno dos instrumentos lúdicos é o ato de brincar, pois, capacita e traz grandes contribuições de aprendizado relativos aos conceitos das habilidades escolares. Em suma, a necessidade de contribuir por meio dos ambientes apropriados e demais atividades que envolvem os fatores da ludicidade, facilita e aprimora o desenvolvimento e a compreensão das crianças em relação à aquisição de novos conhecimentos sobre a didática explorada no ambiente escolar.
Referências
ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1981.
ARAGÃO, Janaina de Souza. Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e Artes. Indaial: Ed ASSELVI, 2007.
BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BROUGÈRE, G.B. Brinque e Cultura. São Paulo: Cortez, 1994.
CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Ed. Summus. 1987.
FAZENDA, I. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOMES, C. Brinco, logo existo: o papel da ludicidade na educação escolar. In: GRANDO, B. (Org.). Corpo, educação e cultura: práticas sociais e maneiras de ser. Ijuí: Unijuí, 2009. p. 111-118
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo, Cortez, 1996
________. Jogos tradicionais infantis do Brasil. São Paulo: Feusp, 1992.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedose brincadeiras do Brasil. Disponível, 2014.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C.; MORALES, O. (Orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens (Coleção Mídias Contemporâneas.), v. 2. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. p. 15-33
MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto alegre: Artmed, 2002.
PIAGET, J. (1946). A Formação da Simbologia na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 31 1978.
PIRES, Gisele Brandelero Camargo. Lúdico e Musicalidade na Educação Infantil. Indaial: Ed. ASSELVI, 2008.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VOLPATO, G. Jogo, brincadeira e brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.
ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre, Editora Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente do UNICERP.
Os trabalho são originais e não estão disponíveis em outras publicações, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).