[ID 97] GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO ATUAL MERCADO DE TRABALHO FRENTE A GLOBALIZAÇÃO
Palavras-chave:
Aprendizado, ferramentas, informação, processos, sucessoResumo
INTRODUÇÃO: A Gestão do Conhecimento pode ser vista como uma coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização dos saberes para atingir plenamente os propósitos da organização. É necessário, para o presente trabalho, redigir o processo pelo qual uma empresa consciente e sistemática coleta, cria, organiza, compartilha e qualifica seu acervo de aprendizados e, ainda, une políticas de recursos humanos, culturais e tecnologias adequadas para atingir os objetivos estratégicos.
OBJETIVO: Analisar a forma como uma boa Gestão do Conhecimento pode contribuir com o diferencial competitivo da organização, junto às ferramentas capazes de melhorar o desempenho das empresas e seus resultados de forma positiva.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho está pautado em uma pesquisa básica, descritiva, bibliográfica e de abordagem qualitativa. Reuniu-se um conjunto de dados provenientes de diversos periódicos, a fim de ampliar a reflexão teórica para auxiliar na discussão sobre o assunto.
RESULTADOS: A Gestão do Conhecimento, alinhada a Gestão de Pessoas, proporciona subsídios as empresas para a tomada de decisões eficazes e benéficas a todos os interessados. Observou-se o quanto o conhecimento é importante para os profissionais, visto que ele já é um fator de diferencial para o mercado de trabalho.
CONCLUSÃO: A forma como a comunicação vem ganhando força nas empresas por meio de avanços obtidos pelos meios de comunicação é pertinente e, portanto, a utilização da Gestão do Conhecimento, análise do perfil e das habilidades dos profissionais são relevantes para o sucesso da organização congruentes à era digital relacionada ao contexto de globalização.
Referências
ANTUNES, Maria Tereza Pompa. MARTINS, Elizeu. Capital Intelectual: seu entendimento e seus impactos no desempenho de grandes empresas brasileiras. Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNININOS (em linha). 2007, 4 (1) p. 2. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3372/337228631002.pdf> Acessado em: 22 mar 2020.
BUENO, Giovatan de Souza. BENEVIDES, Marcus Vinícius de Sá e. ALBIERO, Mônica Beatriz. VAZ, Sandro Roberto. Gestão Estratégica do Conhecimento. Rev. FAE, Curitiba, jan./jun. 2004.
EDVINSSON, Lei£. Michael S. Malone. Capital Intelectual I. Tradução: Roberto Galman; revisão técnica Petros Katalifos - São Paulo: Makran Books, 1998 p. 13.
FREIRE, Patricia de Sá. UENO, Alexandre T. DIAS, Marco Antonio Harms. SANTOS, Neri dos. Ferramentas de avaliação de gestão do conhecimento: um estudo bibliométrico. Int. J. Knowl. Eng. Manag. Florianópolis, p. 18, jul/out 2013.
JAMBEIRO, O. Gestão e tratamento da informação na sociedade tecnológica. São Paulo em perspectiva, São Paulo, v. 12, n. 4 1998. p. 3; 10.
LONGO, Rose Mary Juliano. QUEIROZ, Cecília. SANTOS, Priscila dos. CAMACHO, Fabíola. PAULINELLI, Regina. FEDELE, Duílio. Gestão do conhecimento: a mudança de paradigmas empresariais no século XXI. São Paulo: Editora Senac. São Paulo, 2014.
OLIVEIRA, Luciano Oliveira de. Gestão de Pessoas Aplicada ao Setor Público. [recurso eletrônico] Porto Alegre. Sagah. 2017. p. 18; 21; 26-27; 30; 43; 137; 139; 145; 221.
PRODANOV, Cleber Cristiano, FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul – Brasil. 2013. p. 14. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf> Acessado em: 27 jun 2020.
ROXO, Francisco Velez; GONÇALVES, Humberto Fernandes. Portal do Marketing. 16/05/2007. Disponível em:
<http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Marketing_como_filosofia_de_gestao.htm> . Acessado em: 25 out 2020.
SANTOS, Gildenir Carolino. PASSOS, Rosemary. Em tempos de globalização e mudança: a identificação da cidadania na sociedade de informação. Campinas. 2005. p. 1-2.
SERRA, Afonso Celso da Cunha. Gestão do Conhecimento. Harvard Business Review; tradução Afonso Celso da Cunha Serra - Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 10º reimpressão.
SOUZA, Daniela Borges Lima de - Gestão do Conhecimento nas Organizações: desafios e oportunidades - Estação Científica, Juiz de Fora, 2006.
TERRA, José Cláudio Cyrineu. KRUGLIANSKAS. Isak. Gestão do Conhecimento em pequenas e medias empresas. Rio de Janeiro: Campus. 2003. p. 15-17
XAVIER, Ricardo de Almeida Prado. Capital Intelectual: administração do conhecimento como recurso estratégico para profissionais e organizações. São Paulo: Editora STS, p. 8. 121-122. 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e da Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e de Tecnologia do UNICERP.
Os trabalho são originais e não estão disponíveis em outras publicações, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).