[ID 96] A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA ORGANIZAÇÃO

Autores

  • Fátima Yukari Akiyoshi França Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP
  • Sheila Aparecida França Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP

Palavras-chave:

Comunicação, motivação, produtividade

Resumo

INTRODUÇÃO: Comunicação é o que conduz as ações das pessoas, e é importante que se tenha definido o tema e o resultado que se pretenda obter antes de repassá-la. Portanto, para o presente trabalho, ressaltam-se as formas de comunicação e suas definições em um ambiente corporativo e a importância do diálogo para um bom funcionamento da equipe e do bem estar que podem proporcionar aos seus colaboradores.

OBJETIVO: Compreender a importância da comunicação interna organizacional e demonstrar como a falta de comunicação interna impacta na motivação, produtividade, desempenho, resultados e até na qualidade de vida dos colaboradores.

MATERIAL E MÉTODOS: Para o presente trabalho foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, em que possa analisar e refletir sobre o tema proposto. Portanto, foi necessário realizar estudos sobre o conhecimento teórico já existente, embasado nas pesquisas realizadas por fontes confiáveis, por meio de projetos, livros, periódicos e artigos científicos, que abordam a temática da comunicação interna nas corporações. RESULTADOS: As constantes mudanças da globalização exigem que as organizações passem a valorizar melhor a gestão de pessoas, não preocupando somente com benefícios financeiros, pois, deve-se levar em consideração o capital intelectual, sendo o ativo o mais importante da organização. Se existe uma comunicação interna efetiva, com informações claras e objetivas a organização consegue com que seus colaboradores trabalhem com mais motivação e comprometimento ao desempenhar sua função.

CONCLUSÃO: Em suma, a comunicação é vital para qualquer relacionamento, portanto, as organizações devem desenvolver uma comunicação estratégica, buscando um diferencial nesse mundo competitivo, pois é necessário cuidar, incentivar e motivar o seu ativo e capital intelectual.

Referências

CINTRA, Josiane; DALBEM, Eloisa. Comportamento Organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora S.A 2016.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

__________. Gestão de pessoas: O Novo papel dos recursos humanos nas organizações 4. ed. - Barueri, SP: Manole, 2014.

CINTRA, Josiane. Comportamento Organizacional / Josiane Cintra, Eloisa Dalbem

– Londrina: Editora de Distribuição Educacional S.A. 2016.

CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação Interna e Cultura Organizacional. Edição Revista e Atualizada. Casa das Musas, Brasília 2012 DUTRA, J. Gestão de Pessoas: Modelo, Processo, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

DMITRUK, Hilda Beatriz. Org. Cadernos Metodológicos: Diretrizes do trabalho científico. 6. ed. Chapecó: Argos, 2004.

DUTRA, J. Gestão de Pessoas: Modelo, Processo, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002 apud WEILER, Aline. Comunicação Interna e Gestão de Pessoas: Facilitando os relacionamentos em um ambiente organizacional diversificado, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ROBBINS, Steplen P. Comportamento organizacional. 11º ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

VAIPE- Feedback: Entenda o que significa, qual a importância e exemplos – (2019). Disponível em: <https://vaipe.com.br/blog/feedback/>. Acessado em: 02 jan 2021.

VAZ, Paula. Comunicação empresarial: conceitos e objetivos (2016). Disponível em:

<https://administradores.com.br/artigos/comunicacao-empresarial-conceitos-e-objetivos> Acessado em: 02 jan 2021.

Downloads

Publicado

04-05-2022

Como Citar

Akiyoshi França, F. Y., & França, S. A. (2022). [ID 96] A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA ORGANIZAÇÃO. Revista Rumos Da Pesquisa Em Ciências Empresariais, Ciências Do Estado E Da Tecnologia, 1(6), 337–351. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/rumos/article/view/2525-278x-v1n6-7

Edição

Seção

Artigos