Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto foi redigido em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 e o alinhamento do texto justificado.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Todos os autores deverão ser inseridos na plataforma com os respectivos dados de afiliação, ORCID e e-mail.
  • O checklist e as declarações de direito autoral e de conflitos de interesses deverão ser preenchidos e inseridos na plataforma como dados suplementares.

Diretrizes para Autores

IMPORTANTE

Ao submeter o manuscrito, é necessário listar os dados completos de todos os autores no sitema da revista. A não inclusão dos autores no sistema resultará no retorno do manuscrito aos responsáveis e na suspensão do processo editorial até que a pendência seja sanada.

Recomenda-se fortemente que os autores estejam cadastrados e possuam um número Open Researcher and Contributor ID (ORCID) no momento da submissão do trabalho.

Segue link para registro no ORCID: 

https://orcid.org/register

 

PREPARAÇÃO DO ARTIGO

Clique aqui e acesse as diretrizes em PDF

 

DIRETRIZES

A Revista Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e da Tecnologia aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de Educação, Saúde e Meio Ambiente resultantes de estudos teóricos, empíricos, pesquisas e reflexões sobre práticas e tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento técnico-científico dos profissionais das áreas.

Artigos redigidos em outro idioma que não o português, inglês ou espanhol poderão ser aceitos a critério do Editor.

Os artigos devem ter no mínimo dez (10) e no máximo quinze (15) laudas, incluindo resumo/abstract, tabelas, figuras, gráficos e referências.

  1. A estrutura do artigocientífico deverá ser organizada em:
    • TÍTULO, NOME DO(S) AUTOR(ES), RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, TÍTULO EM INGLÊS, ABSTRACT, KEYWORDS, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS e DISCUSSÃO (JUNTOS), CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS, devendo estes ser redigidos com todas as letras maiúsculas, em negrito, e alinhados à esquerda.
  1. A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e da Tecnologia assim como estar adequado à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo sugeridas pela Comissão Editorial só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
  2. Os artigos para publicação devem ser digitados em um dos programas de edição de texto em formato padrão para Word, Mac.
  3. As menções a autores no correr do texto devem obedecer às normas atualizadas da ABNT. Pesquisas que não contenham as Referências ou que as mesmas se apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação.
  4. Notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).
  5. O(s) autor(es) deve(m) também registrar na coluna da esquerda, na FOLHA DE ROSTO, os dados relativos à sua formação, maior titulação, instituição, cidade, estado, país e endereço eletrônico.
  6. Em caso do artigo ser parte ou resultado de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Monografia, Dissertação ou Tese deve-se informar em nota de rodapé (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas) na primeira página, anteriormente ao nome do(s) autor(es).
  7. As imagens, figuras, tabelas e demais recursos visuais não textuais devem ser encaminhados também em seus arquivos originais como documentos suplementares no campo, para facilitar a editoração caso ocorra erros de leitura ou perda de formatação no arquivo do artigo enviado.
  8. A folha de rosto deve conter: TÍTULO, TITULO DO ARTIGO EM INGLÊS, NOME DO(S) AUTOR(ES);
    • Título do artigo na língua original (maiúsculo, negrito, centralizado com no máximo 15 palavras);
    • Título do artigo em inglês (maiúsculo, negrito e centralizado);
    • Nome (s) do (s) autor (es) alinhando a esquerda. Os nomes devem vir acompanhados pelos dados, instituição, sigla, cidade, estado, país e endereço eletrônico e ORCID. Clique para se cadastrar no ORCID https://orcid.org/.
    • Clique no link para download do template:
      https://www.unicerp.edu.br/revistas/templatetextointegra-rumos.docx

 

NORMAS PARA O RESUMO 

Espaçamento simples no mesmo idioma do seu manuscrito, contendo de 200 a 250 palavras e estruturado da seguinte forma:

Introdução: deve apresentar a temática situando o estado da técnica da discussão sobre o tema objeto de estudo e contextualizar a problemática do trabalho. Objetivo: deve delimitar o tema e indicar o que pretende alcançar com a pesquisa. Material e Métodos: indicar o método (tipo de estudo) utilizado e descrever as metodologias empregadas no desenvolvimento da pesquisa, explicando-as quando necessário. Resultados: descrever os resultados encontrados de forma sintética, objetiva e lógica. Conclusão: apresentar de forma clara e situada no contexto da elaboração do trabalho o alcance e os limites do trabalho desenvolvido indicando de forma incisiva o que o trabalho pretende demonstrar efetivamente.

Palavras-chave:de acordo com a norma ABNT NBR 6028, de 2021, as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos, sendo mínimo três (3) e máximo cinco (5) e em ordem alfabética.

Exemplo:

Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil.

 

Ressalta-se que no caso dos artigos vinculados à saúde as palavras-chave devem seguir os descritores de saúde (DeCs), encontrado no link a seguir: www.decs.bvs.br.

 

Deve-se SALTAR DUAS LINHAS com espaçamento simples (1,0 cm) entre o título e a margem superior, bem como, entre o título e o(s) autor(es), assim como entre o(s) autor(es) e o resumo. Após o RESUMO SALTAR UMA LINHA em espaçamento simples antes das PALAVRAS-CHAVE.

 

NORMAS PARA O CORPO DO TEXTO

INTRODUÇÃO

Deve apresentar a fundamentação teórica sobre o objeto de estudo. A finalidade da introdução é enunciar com as devidas justificativas e explicações, a originalidade, a validade, a finalidade e aplicabilidade da contribuição do conhecimento pretendido. Não mais do que quatro citações devem ser utilizadas para apoiar uma única ideia.

Entre os títulos do corpo do texto e o texto propriamente dito deve-se utilizar dois (2) ENTER (duas Linhas) de espaçamento de 1,5 centímetros (1,5 cm).

Para a apresentação dos numerais arábicos no texto, deve-se descrevê-los quando estes pertencerem à casa das unidades. Acima de 10 ponderar-se-á inserir os próprios numerais. Exemplo:

  • Dos participantes, nove são mulheres.
  • Dos artigos encontrados, 11 não respondiam à questão norteadora do estudo.

 

OBJETIVO

Deve ser colocado no último parágrafo da introdução. Lembre-se de que para cada objetivo deverá haver uma conclusão.

 

MATERIAL E MÉTODOS

Deverão indicar sua vinculação metodológica, ou apenas o método utilizado para elaboração da pesquisa no plano epistemológico. Em seguida deverá descrever como a pesquisa foi realizada, a lógica do raciocínio do autor na ordenação dos procedimentos e técnicas utilizadas para a obtenção dos resultados, ou seja, descrever as metodologias utilizadas na resolução do problema proposto para confirmar ou negar hipótese trabalhada. Nos casos de pesquisa envolvendo seres humanos termine os métodos com a seguinte frase: “O desenvolvimento do estudo atendeu as normas nacionais e internacionais de ética em pesquisa envolvendo seres humanos” e deve ser acompanhado do número de processo de aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa.

As pesquisas oriundas de outras IES deverão ser acompanhadas do parecer de aprovação pelo Respectivo Comitê de Ética na Pesquisa que deverá ser encaminhado em Arquivo digital em extensão PDF. Da mesma forma pesquisas com animais deverão ter a aprovação de um Comitê de Ética Institucional.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados deverão descrever o que foi obtido na pesquisa, extensão e limites apontando como as metodologias atenderam as necessidades do estudo e demonstrando os resultados obtidos de forma clara e precisa.

A discussão deverá apresentar de forma concreta os pontos levantados para análise, situando-o no contexto do estado de discussão do tema. A discussão deve apresentar o desenvolvimento das pesquisas bibliográficas e/ou empírica(s), a crítica ou a conexão de sentidos, ou ainda a interpretação dada pelos autores. Poderá ser subdividida em itens que o autor nomeará de acordo com a elaboração lógico-racional do trabalho em razão do método utilizado para referencial teórico da pesquisa.

 

CONCLUSÃO

Deverá ser escrita em frase clara, simples e direta demonstrando o cumprimento do objetivo proposto. No caso de mais de um objetivo, deve haver uma conclusão para cada um.

 

REFERÊNCIAS

Devem ser padronizadas de acordo com a ABNT (NBR 6023-2018).

 

PREPARAÇÃO DE FIGURAS, GRÁFICOS E TABELAS

Fotografias, desenhos, gráficos de autoria de terceiros e mapas serão denominados figuras. No caso de desenhos e mapas, o arquivo deve ser convertido e JPG, PNG, GIF. Fotografias devem ser nítidas e contrastadas e não misturadas com desenhos.

As figuras devem estar numeradas com algarismos arábicos e citadas no texto em ordem crescente. A relação de tamanho da figura deve ser apresentada em escala vertical ou horizontal. As figuras devem apresentar de 8,5 a 17 cm de largura, e não exceder 20 cm de altura. A fonte empregada deve ser Times New Roman, tamanho 10 e não usar negrito na identificação dos eixos. As figuras devem estar numeradas com algarismos arábicos no canto inferior esquerdo e chamadas no texto em ordem crescente. No momento de digitalizar as figuras utilizar as seguintes definições mínimas de resolução de 300dpi para fotos coloridas ou em tons de cinza; 600dpi para desenhos a traço.

As figuras, tanto quanto gráficos e tabelas, devem ser numeradas de acordo com a ordem em que aparecem no texto por algarismos arábicos e com a palavra em caixa alta. Entretanto, quando na descrição da tabela, figura ou gráfico, a palavra deverá aparecer em negrito e apenas com a inicial em letra maiúscula.

As tabelas, gráficos e figuras, no máximo de cinco (5), devem estar inseridas no corpo do texto do artigo, sempre em formato original. Na composição de tabelas e gráficos usar fonte Times New Roman, tamanho 10, sem negrito, alinhadas à esquerda. Nas tabelas, devem ser usadas apenas três linhas horizontais, sendo uma acima e outra abaixo da descrição das colunas, e uma na última linha, finalizando a tabela; não usar linhas verticais. O tamanho das tabelas deve obedecer a largura das margens. O cabeçalho de cada tabela deve constar junto à respectiva tabela. O título das tabelas e gráficos devem conter descrição completa, concisa e clara indicando todo o conteúdo da tabela.

Todas as ilustrações devem ser identificadas pela sua Fonte. Em caso de transcrição de informações formatar a referência em ABNT. No caso de Fonte oriunda dos dados da pesquisa citar como exemplo, Fonte: Dados da pesquisa. Ano.

Os arquivos gráficos não devem exceder 10 MB. Recomenda-se o uso do formato TIFF durante o salvamento da imagem. Os arquivos gráficos devem ser salvos com compressão LZW, que é lossless (diminui o tamanho do arquivo sem diminuir a qualidade), a fim de minimizar o tempo de upload, ou sem compressão.

 

Importante:As figuras, tabelas ou gráficos devem ser fornecidas em arquivos separados (documentos suplementares) e também devem ser inseridas em seu local original no corpo do texto.

 

Tabelas muito grandes para a página A4 podem ser enviadas como arquivos adicionais (documentos suplementares).

 

FORMATAÇÃO DO TEXTO

Digitação:O artigo deve ter entre 10 a 15 páginas, A4, digitado em espaço 1,5, fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12 e parágrafo recuado por 1,25 cm. Todas as margens deverão ser formatadas no padrão ABNT, 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita. Páginas devem ser justificadas e numeradas à margem inferior à direita, iniciando após a FOLHA DE ROSTO. O texto deve ser composto em programa Word (DOC, PAGES ou RTF) ou compatível e os gráficos em programas compatíveis com o Windows, como Excel, e formato de imagens.

Citações:As citações devem obedecer ao sistema autor-data e estar de acordo com a normalização da ABNT, em especial a NBR nº 6023-2018, e deverão seguir o seguinte padrão, caso não exista alteração:

  • Nas citações INDIRETAS no texto mediante utilização de paráfrases, utilizando o padrão de redação normal, fazendo-se necessário citar o autor, ano de publicação do texto, podendo ou não citar a página. Exemplos:
    • Segundo Ayerbe (2015) o fortalecimento das cidades europeias oferece um clima propício.
    • O fortalecimento das cidades europeias oferece um clima propício ao empreendimento e à livre iniciativa (AYERBE, 2003), mas [...].
  • Nas citações indiretas e simultâneas de vários autores deve-se indicar todos os autores em ordem alfabética, separados de ponto e vírgula
    • (ABREU; SILVA, 2013; VARGAS, 2017; YIN, 2015).
  • Nas citações DIRETAS do corpo do texto de até três linhas deve-se utilizar aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Exemplos:
    • Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]”
    • “Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).
    • Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...].”
  • As citações diretas no corpo do texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros (4 cm) da margem esquerda, com fonte menor de tamanho onze (11) e sem aspas.
  • Deve-se EVITAR a citação de citação, pelo risco de erro de interpretação; no caso de uso de citação de citação, usar o termo apud (não itálico). Exemplo: (SOUZA, 1990 apud ARAUJO; SOUZA NETO, 2020

 

Para mais detalhes das citações acesse a NBR 10520-2002: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/download/NBR10520.pdf

 

Recuos: Deve-se usar os recuos para expressar falas de participantes da pesquisa ou para citações de autores com frases com mais de três (3) linhas. Os recuos devem ser de quatro centímetros (4 cm) da margem esquerda, com fonte menor de tamanho onze (11), sem aspas, sem negrito e sem itálico.

 

Referências:devem ser digitadas em espaço simples e separadas entre si por um ENTER. Precisam ser apresentadas em ordem alfabética de autores, alinhado à esquerda e de acordo com a NBR nº 6023 de 14 de novembro de 2018 da ABNT. https://faculdadeam.edu.br/Content/upload/biblioteca/ABNT-NBR-6023-2018-Referencias-Elabo-20181117182615.pdf

 

Agradecimentos: Agradecimentos, indicações de financiamento e menções de vínculos institucionais devem ser relacionados antes do item Referências.

 

POLÍTICA DE ÉTICA EDITORIAL

A Revista Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e da Tecnologia aceita artigos inéditos e originais, condenando o plágio e autoplágio, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico, seja parcial ou integralmente. Os autores devem checar se os descritores utilizados no artigo de acordo com as áreas. Para a área da saúde utilizar o DeCS - descritores em Ciências da Saúde.

A submissão, processamento e publicação dos artigos é totalmente gratuita, feita de forma voluntária, sem vínculo empregatício e sem remuneração, assim como a tarefa de Avaliador/Revisor.

Envio de textos: Os artigos deverão obrigatoriamente ser submetidos na plataforma conforme Diretrizes aos Autores.

Encaminhamento: Os artigos com os pareceres emitidos serão devolvidos ao autor correspondente para adequações da revista. A versão corrigida devidamente identificada, deverá retornar ao conselho editorial com as devidas correções no prazo estabelecido pelo editorial. Alterações ou acréscimos aos artigos após esta fase serão recusados.

Responsabilidade: O teor gramatical, independente de idioma, e científico dos artigos é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Declaração sobre ética e integridade em pesquisa: Para a publicação, a Revista Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e da Tecnologia considerar-se-á condição sine qua non que os textos a ela submetidos tenham cumprido as diretrizes ético-legais que envolvem a elaboração de trabalhos acadêmicos e/ou técnico-científicos sobre a pesquisa com seres humanos ou com animais conforme a regulamentação de cada área do conhecimento. Para comprovação deste requisito os textos deverão conter obrigatoriamente o número de Protocolo de Registro no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos ou Animais da respectiva Instituição de Ensino Superior no qual contenha a aprovação de sua pesquisa.

Periodicidade: A Revista Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e da Tecnologia é de publicação semestral.

Serão aceitos trabalhos para as seguintes categorias:

Artigo de Revisão de Literatura: Revisão crítica e rigorosa da literatura sobre temas pertinentes.

Artigos Originais: resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental, com metodologia clara, discussão aprofundada e interface com a literatura nacional e internacional.

Relato de Experiência: Experiências de profissionais na área de saúde, que podem auxiliar outros profissionais nas tomadas de decisões.

Submissão: A folha de rosto deverá ser submetida separadamente do documento principal (texto na íntegra). O texto na íntegra deverá ser submetido sem qualquer elemento que identifique os autores ou instituições. Este deve ser iniciado com o Título em Português, seguido pelo Resumo (entre 200 e 250 palavras), Palavras-chave (entre 3 e 5 palavras), Título em Inglês, Abstract (entre 200 e 250 palavras), Keywords (entre 3 e 5 palavras); na sequência deverá ser apresentado o manuscrito na íntegra com suas respectivas partes bem delimitadas.

 

CHECKLIST, FOLHA DE ROSTO, TEXTO NA ÍNTEGRA E DECLARAÇÕES DE DIREITO AUTORAL E CONFLITOS DE INTERESSES

O checkliste as declarações de Direito Autoral e Conflitos de Interesses deverão ser preenchidos e inseridos na plataforma como dados suplementares. Clique nos links abaixo para download do checkliste das supracitadas declarações:

https://www.unicerp.edu.br/revistas/checklist-rumos.docx

https://www.unicerp.edu.br/revistas/templatetextointegra-rumos.docx

https://www.unicerp.edu.br/revistas/folhaderosto-rumos.docx

https://www.unicerp.edu.br/revistas/conflito-interesses-rumos.docx

https://www.unicerp.edu.br/revistas/direitos-autorais-rumos.docx

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