[ID 173] AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS E EMOÇÕES COM CRIANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR PÓS-PANDEMIA
Palavras-chave:
Criança, Escola, Habilidade Social, Saúde, SentimentosResumo
INTRODUÇÃO: A relação entre as habilidades sociais e os sentimentos das crianças no contexto escolar tem obtido cada vez mais relevância no cenário atual. O período escolar proporciona ao aluno uma interação social com o meio, diferente da que é oferecida pela família. Destaca-se assim a necessidade de se discutir o papel da educação sobre o desenvolvimento social e emocional na infância.
OBJETIVO: Compreender os sentimentos e as habilidades sociais das crianças no contexto escolar.
MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e de campo, realizada na Escola Estadual Líbia Lassi Lopes, em Patrocínio/MG. A coleta de dados foi desempenhada através de uma entrevista semiestruturada com os pais ou responsáveis, uma sessão de hora lúdica, um método utilizado por psicólogos para conhecer a realidade da criança, pois consiste na análise de desenhos e histórias realizados pela criança, logo após os desenhos foram avaliados a partir da técnica de análise de conteúdo.
RESULTADOS: Os resultados alcançados deixam claro os inúmeros prejuízos sociais e emocionais uma criança, com o núcleo familiar fragilizado, é exposta. Além, das consequências geradas pela ansiedade infantil, problemas emocionais e comportamentais, que vem crescendo no cenário mundial.
CONCLUSÃO: A experiência mostrou a importância de uma relação familiar estabilizada, as consequências geradas pelo estilo de vida contemporâneo. Assim, torna-se importante compreender a necessidade de se trabalhar com as crianças e orientar as escolas a respeito das habilidades sociais e emocionais, além de promover a conscientização da importância dessas discussões.
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