[ID 126] EXPERIÊNCIA FAMILIAR NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA
Sabrina Miranda dos Santos, Paloma Ninfa Barbosa, Gisélia Gonçalves de Castro
Palavras-chave:
autismo, família, inclusãoResumo
INTRODUÇÃO: A perspectiva da escolarização de crianças com Necessidades Educacionais Especiais no sistema regular de ensino é hoje um dos principais imperativos morais e políticos, apesar disso, o processo inclusivo ainda é marcado por diversas contradições.
OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo principal analisar as experiências familiares na inclusão escolar de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.
MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e qualitativo. Participaram mães e pais de crianças diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. Foi aplicado aos responsáveis um questionário sociodemográfico e foi feita a entrevista com pergunta norteadora: “O que você diz sobre a inclusão escolar de seu filho? Para análise dos dados qualitativos, foram formadas as categorias.
RESULTADOS: Ao analisar o perfil sociodemográfico das 10 mães e 2 pais representantes das famílias, onde 58% de 40 a 49 anos, e com relação ao estado conjugal, que a maioria, 67% eram casados. De acordo com a escolaridade, a maioria tinha o nível médio. Concernente à ocupação atual 50% trabalham com atividade remunerada. Em relação à renda 50% possuíam renda de 1 a 3 salários mínimos. Diante dos relatos dos familiares sobre a inclusão afloraram pontos questionáveis relativos a legítima inclusão, necessidades de apoio da escola tanto para as crianças quanto para os familiares.
CONCLUSÃO: São necessárias a real aplicabilidade[1] das políticas educacionais, visando o direito das crianças com necessidade especiais, além do apoio informacional às famílias, assim como uma intervenção interdisciplinar que considere as particularidades de cada criança.
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