[ID 126] EXPERIÊNCIA FAMILIAR NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA

Sabrina Miranda dos Santos, Paloma Ninfa Barbosa, Gisélia Gonçalves de Castro

Autores

Palavras-chave:

autismo, família, inclusão

Resumo

INTRODUÇÃO: A perspectiva da escolarização de crianças com Necessidades Educacionais Especiais no sistema regular de ensino é hoje um dos principais imperativos morais e políticos, apesar disso, o processo inclusivo ainda é marcado por diversas contradições.

OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo principal analisar as experiências familiares na inclusão escolar de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.

MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e qualitativo. Participaram mães e pais de crianças diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. Foi aplicado aos responsáveis um questionário sociodemográfico e foi feita a entrevista com pergunta norteadora: “O que você diz sobre a inclusão escolar de seu filho? Para análise dos dados qualitativos, foram formadas as categorias.

RESULTADOS: Ao analisar o perfil sociodemográfico das 10 mães e 2 pais representantes das famílias, onde 58% de 40 a 49 anos, e com relação ao estado conjugal, que a maioria, 67% eram casados. De acordo com a escolaridade, a maioria tinha o nível médio. Concernente à ocupação atual 50% trabalham com atividade remunerada. Em relação à renda 50% possuíam renda de 1 a 3 salários mínimos. Diante dos relatos dos familiares sobre a inclusão afloraram pontos questionáveis relativos a legítima inclusão, necessidades de apoio da escola tanto para as crianças quanto para os familiares.

CONCLUSÃO: São necessárias a real aplicabilidade[1] das políticas educacionais, visando o direito das crianças com necessidade especiais, além do apoio informacional às famílias, assim como uma intervenção interdisciplinar que considere as particularidades de cada criança.

 

 

Biografia do Autor

Gisélia Gonaçlves de Castro, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP

Estágio Pós-Doutoral em Promoção de Saúde pela UNIFRAN/SP (2019 e 2020). Doutora em Promoção de Saúde (2019) pela Universidade de Franca UNIFRAN/SP (2019). Mestre em Promoção de Saúde pela UNFRAN/SP ( 2005). Pós Graduada em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP / SP).Especialização em Clínica Fisioterápica (MG). Graduação em Fisioterapia (UNICERP/MG) Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Infantil pela ABRADIMENE. Membro do grupo de pesquisa do CNPq intitulado Apoio Social e Promoção da Saúde: Subsídios para a implementação de ações e avaliação de estratégias em Promoção da Saúde. Docente Titular no Centro Universitário do Cerrado Patrocínio UNICERP nos cursos de Graduação em Ciências Biológicas, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia. Coordenadora da Pesquisa e Programa de Iniciação Científica do UNICERP. Pesquisadora do Programa de Iniciação Científica PROIC do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, MG

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Publicado

28-03-2022

Como Citar

Miranda dos Santos, S. ., Ninfa Barbosa, P. ., & GONÇALVES DE CASTRO, G. (2022). [ID 126] EXPERIÊNCIA FAMILIAR NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA: Sabrina Miranda dos Santos, Paloma Ninfa Barbosa, Gisélia Gonçalves de Castro. Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente, 2(10), 468–483. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/vitae/article/view/2525-2771-v2n10-10

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