[ID 173] AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS E EMOÇÕES COM CRIANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Milene Cabral Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio - UNICERP
  • Guilherme Henrique Alves Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio - UNICERP
  • Gisélia Gonçalves de Castro Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio - UNICERP
  • Tacyana Silva Peres Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio - UNICERP

Palavras-chave:

Criança, Escola, Habilidade Social, Saúde, Sentimentos

Resumo

INTRODUÇÃO: A relação entre as habilidades sociais e os sentimentos das crianças no contexto escolar tem obtido cada vez mais relevância no cenário atual. O período escolar proporciona ao aluno uma interação social com o meio, diferente da que é oferecida pela família. Destaca-se assim a necessidade de se discutir o papel da educação sobre o desenvolvimento social e emocional na infância.

OBJETIVO: Compreender os sentimentos e as habilidades sociais das crianças no contexto escolar.

MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e de campo, realizada na Escola Estadual Líbia Lassi Lopes, em Patrocínio/MG. A coleta de dados foi desempenhada através de uma entrevista semiestruturada com os pais ou responsáveis, uma sessão de hora lúdica, um método utilizado por psicólogos para conhecer a realidade da criança, pois consiste na análise de desenhos e histórias realizados pela criança, logo após os desenhos foram avaliados a partir da técnica de análise de conteúdo.

RESULTADOS: Os resultados alcançados deixam claro os inúmeros prejuízos sociais e emocionais uma criança, com o núcleo familiar fragilizado, é exposta. Além, das consequências geradas pela ansiedade infantil, problemas emocionais e comportamentais, que vem crescendo no cenário mundial.

CONCLUSÃO: A experiência mostrou a importância de uma relação familiar estabilizada, as consequências geradas pelo estilo de vida contemporâneo. Assim, torna-se importante compreender a necessidade de se trabalhar com as crianças e orientar as escolas a respeito das habilidades sociais e emocionais, além de promover a conscientização da importância dessas discussões.

Referências

ACHENBACH, T. M. (2001). Manual for the Child Behavior Checklist/6-18 and 2001 profile. Burlington: University of Vermont.

AFFONSO, Rosa Maria Lopes. A contribuição da análise das noções de espaço, tempo e causalidade nas técnicas projetivas diagnósticas: ludodiagnóstico e desenho da figura humana. Psicologia: teoria e prática, v. 13, n. 1, p. 101-116, 2011.

ANDRIONI, Francinne Gonzalez; RONDINI, Carina Alexandra. Habilidades sociais: aprendizagem e desenvolvimento de repertório no contexto escolar.

ANSELMI, L., FLEITLICH-BILYK, B., MENEZES, A. M. B., ARAÚJO, C. L., & ROHDE, L. A. (2010). Prevalence of psychiatric disorders in a Brazilian birth cohort of 11-year-olds. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 45(1), 135-142.

BALDANI, Angelita Santa Rosa; DOS SANTOS, Rudimaria; DA SILVA, Jacqueline Silva. Percebendo as Emoções das Crianças através do Ensino Remoto. In: Anais do XXIX Seminário de Educação. SBC, 2021. p. 1384-1395.

BARBOSA, Wanusa Rita Oliveira. Habilidades sociais e contexto educativo: treino de habilidades sociais no Ensino Fundamental I. 2017.

BATISTA, Jéssica Bispo; PASQUALINI, Juliana Campregher; MAGALHÃES, Giselle Modé. Estudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação Infantil. Educação & Realidade, v. 47, 2022.

BEVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc., Campinas , v. 30, n. 109, p. 1081-1102.

BLAND, Vikki J.; LAMBIE, Ian; BEST, Charlotte. Does childhood neglect contribute to violent behavior in adulthood? A review of possible links. Clinical psychology review, v. 60, p. 126- 135, 2018.

BOLSONI-SILVA, A. T., & DEL PRETTE, A. (2003). Problemas de comportamento: um panorama da área. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 5(2), 91-103.

BORSA, J. C., SOUZA, D. S., & BANDEIRA, D. R. (2011). Prevalência dos problemas de comportamentos em uma amostra de crianças do Rio Grande do Sul. Psicologia: Teoria e Prática, 13(2), 15-29.

BRAGA, Gimene Cardozo et al. Reconhecimento emocional da criança de cinco a sete anos em acolhimento institucional. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e5699108949-e5699108949, 2020.

BUSS, K. A., COLE, P. M., ZHOU, A. M. (2019). Theories of Emotional Development: Where Have We Been and Where Are We Now? In Handbook of Emotional Development (pp. 7-25). Springer, Cham.

CARREIRA, Cátia Sofia Sá Rato. As emoções das crianças em contexto de educação pré-escolar. Dissertação (Mestrado) – Instituto Politécnico de Portalegre. Portalegre, janeiro de 2015.

CARVALHO, Caio Henrique Almagro; CORDEIRO, Beatriz Azem Corrêa. O desenvolvimento da autoestima na infância: a relação da baixa autoestima com a dificuldade escolar. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 37, n. 73, p. 148-163, 2021.

CHIAPARINI, Cândida; SILVA, Ivone Maria Mendes; LEME, Maria Isabel da Silva. Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 603-612, 2018.

COLERE, Joice et al. Os prejuízos no desenvolvimento comportamental de crianças que sofreram negligência. Anais de iniciação científica, v. 19, n. 19, 2022.

CROWE, L., BEAUCHAMPB, M., CATROPPA, C., ANDERSON, V. (2011) Social function assessment tools for children and adolescents: A systematic review from 1998 to 2010. Clinical Psychology Review, 31, 767-785.

CURY, Augusto. 20 regras de ouro para educar filhos e alunos- como formar mentes brilhantes na era da ansiedade. São Paulo, Planeta do Brasil.2017.

CURY, Augusto. Pais brilhantes Professores fascinantes. Rio de Janeiro. Sextante, 2003.

DA SILVA, Bianca Martins; FERRERIA, Tereza Alves; ESPER, Marcos Venicio. Depressão na infância: olhar do psicopedagogo. Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, v. 23, n. 2, p. 464-482, 2019.

DEL PRETTE, A., DEL PRETTE, Z. A. P. Competência Social e Habilidades Sociais: manual teórico-prático. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2017.

DE SOUZA, Nathany Morais; DE AZEVEDO, Micarla Silva; DA SILVA ACCIOLY, Denise Cortez. Sentimentos e emoções: uma experiência no contexto da educação infantil: feelings and emotions: an experience in the children's education context. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 115, p. 257-269, 2021.

FEITOSA, H. N., RICOU, M., REGO, S. & NUNES, R. (2011). Saúde mental das crianças e dos adolescentes: Considerações epidemiológicas, assistenciais e bioéticas. Revista Bioética, 19(1), 259-275.

FERREIRA, Fabiana Ribas; CARVALHO, Maria Aparecida Gomes de; SENEM, Cleiton José. Desenvolvendo habilidades sociais na escola: um relato de experiência. Construção psicopedagógica, v. 24, n. 25, p. 84-98, 2016.

FLEITLICH, B. W., & GOODMAN, R. (2002). Implantação e implementação de serviços de saúde mental comunitários para crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Psiquiatria, 24(1), 2-2.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila

GOMES, R. M. (2016). As aptidões sociais na infância: identificar para intervir. Interacções, 12(42), 70-95. doi: https://doi.org/10.25755/int.11814

GOMIDE, Paula Inez Cunha. Pais presentes, pais ausentes: regras e limites. Editora Vozes Limitada, 2017.

GONÇALVES, Elaine Sabino; MURTA, Sheila Giardini. Avaliação dos efeitos de uma modalidade de treinamento de habilidades sociais para crianças. Psicologia: reflexão e crítica , v. 21, p. 430-436, 2008.

HOMEM, T. C., GASPAR, M. F., AZEVEDO, A. F., & CANAVARRO, M. C. (2013). Perturbações de comportamento externalizante em idade pré-escolar: O caso específico da perturbação de oposição. Análise Psicológica, 31(1), 31-48.

LENZ, Monica Suzano; DAMETTO, Jarbas. O vínculo afetivo como elemento facilitador da construção da autoestima e da aprendizagem do educando. 2016. Disponível em: http://www.legiaodacruz.com.br/wp-content/uploads/Artigo-M%C3%B4nica-Susane-Lenz-Jarbas-Dametto.pdf. Acesso em 28 ago. 2022.

LEUSIN, Joanna Ferreira; PETRUCCI, Giovanna Wanderley; BORSA, Juliane Callegaro. Clima Familiar e os problemas emocionais e comportamentais na infância. Revista da SPAGESP, v. 19, n. 1, p. 49-61, 2018.

LEITE-SALGUEIRO, C. D. B.; NUNES, F. C. M. de C.; CALDAS, M. T. Análise das Habilidades Sociais de um Grupo de Estudantes Universitários: bom repertório e desempenho socialmente competente. Educação em Debate, Fortaleza, ano 40, n. 75, jan./abr. 2018.

MAANEN, John, Van. Reclaiming qualitative methods for organizational research: a preface, In Administrative Science Quarterly, vol. 24, no. 4, December 1979 a, pp 520-526.

MAIA, Cintia Pacheco. Expressão de emoções em crianças pré-escolares: percepção das educadoras. 2020.

MARQUES, Circe Mara; MACHADO, Josaine; PINTO, Marialva Linda Moog. Ser princesa e ser herói: verdades sobre o corpo que atravessam a imaginação das crianças. Ensino Em Revista, v. 24, n. 02, p. 518-538, 2017.

MINAYO, M. C. S.; O Desafio do Conhecimento- Pesquisa Qualitativa em Saúde, São Paulo,1999.

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BNCC/2017. Brasília. DF, 2017.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.

MODERNIDADE EM TEMPOS DE INSTABILIDADE EMOCIONAL. Revista Gestão & Tecnologia, v. 2, n. 33, p. 25-36, 2021.

MONDARDO, A. H.; VALENTINA, D. D. Psicoterapia infantil: ilustrando a importância do vínculo materno para o desenvolvimento da criança. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 621-630, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/5xPGHfXtTNCpDDFrW4f9qSz/ abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 set. 2022.

PASCHE, Alice Dias et al. Treinamento de habilidades sociais no contexto escolar-um relato de experiência. Revista de Psicologia da IMED, v. 11, n. 2, p. 166-179, 2019.

PIETRO, Patrícia Pereira; JAEGER, Fernanda Pires. Agressividade na infância: análise psicanalítica. Visão Global, Joaçaba, v. 11, nº 2, p. 217-238, jul./dez. 2008.

POLETTO, Lizandro; AMORIM, Vivian Souza. ANSIEDADE INFANTIL E RODRIGUES, M. (2015). Educação emocional positiva: saber lidar com as emoções é uma importante lição. Novo Hamburgo, RS: Sinopsys.

SANT’ANA, Meliane Santos Gomes. EDUCANDO UMA GERAÇÃO ANSIOSA E IMEDIATISTA. EDUCATING AN ANSIOUS AND IMMEDIATE GENERATION. 2018.

SANTOS, Natiely Lara Borges; GUIMARÃES, Denise Alves; DA GAMA, Carlos Alberto Pelogo. A percepção de mães adolescentes sobre seu processo de gravidez. Revista Psicologia e Saúde, v. 8, n. 2, p. 83-96, 2016.

SARMENTO, Manuel J. Imaginário e culturas da infância. Projeto POCTI/CED/2002. Disponível em: Acesso em: 24 set. 2022

SEGRIN, C. (2017). Indirect Effects of Social Skills on Health Through Stress and Loneliness. Health Communication, 34(1),118-124.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: ______. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79.

VAGOSTELLO, L. (2002). O risco da negligência: Um estudo de caso. Psic: Revista da Vetor Editora, 4 (1), 142-152.

Downloads

Publicado

10-03-2023

Como Citar

Cabral, M., Alves, G. H., Gonçalves de Castro, G., & Silva Peres, T. (2023). [ID 173] AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS E EMOÇÕES COM CRIANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR PÓS-PANDEMIA. Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente, 1(12), 682–702. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/vitae/article/view/2525-2771-v1n12-8

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)