[ID 161] A IMPLANTAÇÃO DA ÁREA DE CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT – COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CLIENTES

Autores

  • João Batista Ferreira Unicerp - Centro Universitário do Cerrado https://orcid.org/0000-0002-9264-3112
  • Julyene Brito Silva Unicerp - Centro Universitário do Cerrado

DOI:

https://doi.org/10.17648/2525-278X-v1n7-4

Palavras-chave:

qualidade, pós-vendas, serveperf

Resumo

INTRODUÇÃO: Atualmente com o avanço tecnológico e aumento da concorrência, além das exigências do mercado, as empresas estão tendo que reformular maneiras de aumentar suas vendas e fidelizar os seus clientes

OBJETIVO: O objetivo geral deste trabalho foi de mensurar a qualidade de serviços prestados por uma concessionária de tratores, no que se refere aos serviços de venda, através da percepção dos clientes alvos.

MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e estudo de caso em uma concessionária de tratores. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário estruturado, tipo escala likert de 5 pontos, para avaliar a percepção dos clientes sobre os serviços prestados pela empresa, com base no modelo Servperf.

RESULTADOS: Os resultados demonstraram que a concessionária presta um serviço de elevada qualidade aos seus clientes. No entanto, não deve negligenciar as insatisfações de alguns clientes.

CONCLUSÃO: Conclui-se que a concessionaria tem uma boa visibilidade no mercado, principalmente com os clientes fidelizados, porém é necessário reavaliar a questão do contato com o cliente, uma vez que essa ação irá satisfazer e fidelizar ainda mais clientes sobressaindo aos concorrentes e destacando-se ainda mais no mercado. 

Biografia do Autor

João Batista Ferreira, Unicerp - Centro Universitário do Cerrado

Doutorando em Administração (UFLA/MG). Mestre em Gestão Organizacional (UFG/GO). Docente do Unicerp.

Referências

BRETZKE, M. Marketing de relacionamento e competição em tempo real com CRM (customer relationship management). São Paulo: Atlas, 2000.

CAIÇARA, J . Sistemas Integrados de Gestão ERP: uma Abordagem Gerencial. Curitiba: Editora Ipbex, 2008

CERVO. A. L., BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

FERREIRA, A.B.H. Miniaurélio – o dicionário da língua portuguesa. 6. ed. Revista e atualizada do minidicionário da língua portuguesa. 3 impressão. Curitiba: Positivo, 2004.

FERREIRA, J. B.; CASTRO, I. M.; SUCUPIRA, D. R.; SILVA, J. C. C.. Avaliação da qualidade dos serviços prestados em uma cantina universitária. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 9, n. 2, p.2456-2472, 2018.

FERREIRA, J.B. Avaliação da qualidade de serviços em uma Instituição Privada de Ensino Superior do Alto Paranaíba/MG. 2016. 135 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO, 2016.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. KOTLER, P. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Novo Milênio, 2000.

KOTLER, P.; KELLER, K. L.. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo. Pearson Education do Brasil, 2006

LAS CASAS, B.. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações a realidade brasileira. 1. ed., 3ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

Página | 470

R. Rumos da Pesquisa, Patrocínio, v. 1, n. 7, p. 450-471, Julho, 2023.

LEVINE, D. M.; BERENSON, M.L.; STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2000.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MCKEENA, R. Marketing de Relacionamento. Editora campus, 1991.

RIEG, D. L.; SCRAMIM, F. C. L.; SILVA, L. dos S.; REBELATO, C. A. G.; RODRIGUES, H. M. A Adaptação do instrumento SERVQUAL para mensuração da qualidade dos serviços de venda prestados por concessionárias automotivas. In: Encontro Nacional de Engenharia da Produção, Salvador, BA, 2013.

ROCHA, N. M. F.; LEAL, R. S.; BOAVENTURA, E. M. Metodologias qualitativas de pesquisa. Salvador: Fast Design, 2008.

ROSENTAL, C.; FRÉMONTIER-MURPHY, C. Introdução aos métodos quantitativos em ciências humanas e sociais. Porto Alegre: Instituto Piaget, 2001

SWIFT, R. CRM - Customer Relationship Management. Editora Campus, 2001.

TAVERNARO, D. T. N.; MATTOS, M. M. G. Gerenciamento de clientes – um diferencial competitivo para fidelização. Monografia (MBA em gestão empresarial) Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins, 2009.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.

VIEIRA, S. Marca: o que o coração não sente os olhos não vêem. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

ZUGAIB, E. A definição do que é um cliente se renovou. Brasília, jan. 2010.

Downloads

Publicado

21-03-2024

Como Citar

Ferreira, J. B., & Brito Silva, J. (2024). [ID 161] A IMPLANTAÇÃO DA ÁREA DE CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT – COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CLIENTES. Revista Rumos Da Pesquisa Em Ciências Empresariais, Ciências Do Estado E Da Tecnologia, 1(7), 450–471. https://doi.org/10.17648/2525-278X-v1n7-4

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)