[ID 33] MODELO DE TERREIRO DE CAFÉ DE BAIXO CUSTO

Autores

  • João Batista Ferreira Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP https://orcid.org/0000-0002-9264-3112
  • Thais Stefanni Ferreira Fundação Getúlio Vargas - FGV
  • Monalisa Stefanni Ferreira Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG
  • Alex de Freitas Rabelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP

Palavras-chave:

café, tela de sombrite, terreirão

Resumo

INTRODUÇÃO: Os investimentos em estrutura para a secagem de café são necessários, sendo que a maioria dos pequenos e médios produtores de café fazem o processo de secagem de café em terreirão.

OBJETIVO: Este artigo tem como finalidade propor um modelo de terreirão de café de baixo custo e que não interfere negativamente na qualidade do café.

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto piloto foi desenvolvido em uma pequena propriedade de 20 hectares, sendo 10 hectares de café, situada em Patrocínio/MG, no Cerrado Mineiro, onde foi obtido o material necessário para o desenvolvimento da pesquisa. O terreirão utilizado para o experimento, já compactado, medindo 75 metros de comprimento por 12 metros de largura, 900 m2.

RESULTADOS: Com base nos resultados apresentados no experimento, podemos destacar a viabilidade do uso da tela de sombrite para a secagem de café, sendo de baixo custo comparado com os demais tipos de terreiro usados, mostrando ainda a capacidade de secagem do café sem prejudicar a qualidade do produto.

CONCLUSÃO: O uso de tela de sombrite demonstrou-se resistente durante o manuseio, com trator entre outros equipamentos, nos processos de revolvimento e de amontoar o café, bem como custos bem mais acessíveis comparados com os demais tipos de terreiros.

Biografia do Autor

João Batista Ferreira, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP

Doutorando em Administração (UFLA/MG). Mestre em Gestão Organizacional (UFG/GO). Docente do Unicerp.

Thais Stefanni Ferreira, Fundação Getúlio Vargas - FGV

Graduada em Administração (UNICERP); MBA em Finanças Controladoria e Auditoria (FGV).

Monalisa Stefanni Ferreira, Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG

Graduada em Ciências Contábeis (UNICERP). Especialização em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária (IPOG).

Alex de Freitas Rabelo, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP

Engenheiro Agrônomo (UNICERP). 

Referências

BORÉM, F. M.; REINATO, C. H. R.; ANDRADE, E. T. Secagem do café. In: BORÉM, F. M. (Ed.). Pós- -colheita do café. Lavras: UFLA, p. 205 – 240, 2008.

BRUNO, Paulo Roberto; MATIELLO, J. B. Cobertura de tela e lona, plásticos, para secagem de café em pequenas propriedades. 2017.

CONAB - COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento da safra brasileira de café - safra 2021. v.8, n.1, 2021.

MARTINS, J. F.; VELOSO, D. C. Avaliação da eficiência de diferentes tipos de secagem em variedades de café. 2019.

REINATO, C. H. R., BORÉM, F. M., SILVA, P. J. D., OLIVEIRA, E. C.. Influência da secagem, em diferentes tipos de terreiro, sobre a qualidade do café ao longo do armazenamento. Coffee Science, Lavras, v. 2, n. 1, p. 48-60, jan./jun. 2007.

REINATO, C. H. R., BOREM, F. M., CIRILLO, M. Â., OLIVEIRA, E. C.. Qualidade do café secado em terreiros com diferentes pavimentações e espessuras de camada. Coffee Science, Lavras, v. 7, n. 3, p. 223-237, set./dez. 2012.

SANTOS, O. L., REINATO, C. H. R., JUNQUEIRA, J. D., FRANCO, E. L., SOUZA, C. W. A., REZENDE, A. N.. Custo-benefício da secagem de café em diferentes tipos de terreiro. Revista Agrogeoambiental, Pouso Alegre, v. 9, n.4, 2017.

Downloads

Publicado

04-05-2022

Como Citar

Ferreira, J. B., Ferreira, T. S. ., Ferreira, M. S., & Rabelo, A. de F. (2022). [ID 33] MODELO DE TERREIRO DE CAFÉ DE BAIXO CUSTO. Revista Rumos Da Pesquisa Em Ciências Empresariais, Ciências Do Estado E Da Tecnologia, 1(6), 243–254. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/rumos/article/view/2525-278x-v1n6-1

Edição

Seção

Artigos