[ID 47] PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES NA MUSCULAÇÃO E O CONHECIMENTO SOBRE SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Thaynara Rosane Araujo Braga, Ademilson Geraldo dos Santos, Ana Flávia Andalécio Couto da Silva

Autores

  • Thaynara Rosane Araujo Braga Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP
  • Ademilson Geraldo dos Santos Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP
  • Ana Flávia Andalécio Couto da Silva Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP https://orcid.org/0000-0001-6976-6483

Palavras-chave:

Nutrição, Forma física, Prescrição, Treinamento resistido

Resumo

INTRODUÇÃO: No tempo atual, o culto ao corpo perfeito tem aumentado de forma ascendente, por isso, lugares como academias de musculação estão em evidência. Concomitantemente a isso alternativas para se atingir os objetivos corporais tem chamado a atenção, como os suplementos alimentares. O seu uso e indicação deve ser feito por um nutricionista, mas sabe-se que grande parte da população não procura a orientação profissional correta, e o profissional que os acompanha na rotina das academias por muitas vezes é questionado nessa temática

OBJETIVO: Avaliar o conhecimento sobre suplementos alimentares de profissionais de educação física atuantes em salas de musculação.

MATERIAL E MÉTODOS: Estudo transversal, amostra composta por profissionais de educação física que trabalhavam em academias de musculação no município de Patrocínio-MG. Para coleta dos dados foi desenvolvido um questionário, baseando na literatura científica disponível. Onde se analisaram conteúdos específicos dos suplementos alimentares como composição e indicação. Os dados foram analisados no programa SPSS e realizada analise descritiva dos dados  

RESULTADOS: Verificou-se que 84,6% dos profissionais indicam suplementação, fazem o uso destes e realizam a leitura dos rótulos dos mesmos, mas 53,8% erraram a composição do BCAA, 92,4% não possuem conhecimento de nomenclatura técnica da cafeína e 77% não conhecem a eficácia da creatina e cafeína para os treinos ou a classificação correta da glutamina.

CONCLUSÃO: Sendo assim, este estudo conclui que os PEF não demonstram conhecimento adequado sobre a SA, no entanto fazem o uso deles e realizam a indicação e prescrição aos seus alunos.

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Publicado

28-03-2022

Como Citar

Braga, T., Santos, A. . ., & Silva, A. F. (2022). [ID 47] PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES NA MUSCULAÇÃO E O CONHECIMENTO SOBRE SUPLEMENTOS ALIMENTARES: Thaynara Rosane Araujo Braga, Ademilson Geraldo dos Santos, Ana Flávia Andalécio Couto da Silva. Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente, 2(10), 358–370. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/vitae/article/view/2525-2771-v2n10-2

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Artigos