[ID 35] A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DOS JOGOS COOPERATIVOS NA ESCOLA
Keylla Cristina Ferreira, Ana Flávia Andalécio Couto da Silva
Keywords:
Educação Física, Ensino Fundamental, MovimentoAbstract
INTRODUÇÃO: A educação física escolar é uma disciplina que pode utilizar diversas propostas de ensino para desenvolver suas unidades temáticas. Na unidade temática mais utilizada, o esporte, uma ferramenta importante são os jogos cooperativos, devido principalmente as suas principais características como cooperação, inclusão e participação.
OBJETIVO: Verificar o conhecimento sobre os jogos cooperativos entre alunos do ensino fundamental.
MATERIAL E MÉTODOS: Estudo transversal, composto por 43 participantes, alunos do ensino fundamental II de uma escola pública de uma cidade de médio porte da região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais. Para coleta dos dados foi desenvolvido um questionário, baseando em outro instrumento. Nele se analisou o contexto dos jogos cooperativos durante as aulas de educação física escolar. Os dados foram analisados no programa SPSS e realizada análise descritiva dos dados.
RESULTADOS: O estudo demonstrou que 51,1% dos alunos conhece o que são os jogos cooperativos, mas 58,13% preferem realizar atividades individuais, nenhum aluno demonstrou se sentir excluídos nos momentos de realização de jogos cooperativos, e durante os jogos competitivos existe a sensação de exclusão em alguns.
CONCLUSÃO: Os alunos em sua maioria conhecem o que são jogos cooperativos, mas destoando do objetivo desse tipo de jogo, eles preferem realizar atividades individuais.
References
ALMEIDA, M. Jogos Cooperativos na Educação Física: uma proposta lúdica para a paz. III Congresso Estatal y I Iberoamericano de Atividades Físicas Cooperativas. Gijón (Astúrias). Ceará, 2003.
ALVES, E. M. S. A ludicidade e o ensino de matemática. 5. ed. São Paulo: Papirus, 2009.
BARBOSA, D. J. O adolescente e o Esporte. In: Maakaroun, M.F.; Souza, R.P.; Cruz, A. R. Tratado de adolescência: um estudo multidisciplinar. Rio de Janeiro: Cultura médica, 1991.
BASSI, J. B.; FILGUEIRAS I. P. Interações sociais entre crianças de 6 e 7 anos durante a prática de Jogos Cooperativos e Competitivos. In: Jornada de Iniciação Científica, 2006.
BEE, H. A criança em desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre. Artmed, 2003.
Brasil. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Fundação Carlos Alberto Vanzolini; 2020. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/educacao-fisica. Acesso em 20 mar. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BROTTO, F. O. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício da convivência. Santos, SP: Projeto Cooperação, 2001.
CONSELHO Federal de Educação Física – CONFEF. Educação Física Escolar. Revista E.F. n. 05, dez. 2002. Disponível em: <http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3457>. Acesso em 19 mar. 2020.
CORREIA, M. M. Jogos cooperativos: perspectivas, possibilidades e desafios na Educação Física Escolar. Revista Brasileira Ciência Esporte. Campinas (SP), v. 27, n. 2, p. 149-164, jan. 2006.
EIDELWEIN, B.; NUNES, M. S. Esporte na Educação Física escolar e sua importância na sociabilização. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 15, n. 147, ago. 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd147/esporte-na-educacao-fisica-escolar.htm>. Acesso em: 28 mar. 2020.
HALLAL, P. C. et al. Prática de atividade física em adolescentes brasileiros. Ciência Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol.15, supl. 2, out. 2010.
MARTINS, R. G. Jogos Cooperativos na escola: a concepção de professores de educação física. Mestrado em Psicologia da Educação. PUC-SP, 2005.
ORLICK, T. Vencendo a Competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
SOLER, R. Jogos cooperativos. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
SOLER, R. Educação Física: uma abordagem cooperativa. Rio de Janeiro: Sprint, 2006a.
SOLER, R. Jogos Cooperativos Para Educação Infantil. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006b.
VIEIRA, M. G. Jogos Cooperativos, sua Importância e Aceitação nas Aulas de Educação Física: um estudo com os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental na E. M. E. F. Joaquim Vicente Rondon. 2012. 44 f. Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura – Universidade de Brasília, Polo Porto Velho, Porto Velho - RO. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4249/1/2012_MarciaGoncalvesVieira.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todos os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente do UNICERP.
Os trabalho são originais e não estão disponíveis em outras publicações, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).