[ID 71] ANÁLISE SENSORIAL: UM CAFÉ E DIFERENTES MÉTODOS DE PREPARO
Ana Luiza Ferraz Alves, Poliana Aparecida Gonçalves de Almeida
Palavras-chave:
Atributos, Barista, Corpo, Métodos, ConsumoResumo
INTRODUÇÃO: Com a Terceira Onda os cafés especiais alavancaram a qualidade do produto, ganharam mercado e atributos como qualidade, origem, torra e métodos de preparo começaram a ser apreciados. Esses métodos são preparados de forma manual por baristas e cada um tem sua particularidade, o que torna cada xícara diferente e única e permite extrair nuances e sabores diferentes.
OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi avaliar o resultado da bebida final e comparar os atributos sensoriais encontrados nos métodos de preparo - Hario V60, Prensa Francesa (French Press), Clever e Aeropress, utilizando uma mesma amostra de café cuja variedade é Topázio.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado um experimento em delineamento inteiramente casualizado com degustações às cegas, utilizando quatro tratamentos compostos por quatro garrafas de café cada uma com um método de preparo diferente e seis repetições compostas pelas xícaras de café degustadas por seis Q-Graders distintos. Foram avaliadas as variáveis: aroma, sabor, finalização (aftertaste), acidez, corpo, balanço e resultado global, utilizando o formulário da WCE. Os dados foram avaliados através de análise de variância a 5% de probabilidade, pelo programa SISVAR®.
RESULTADOS: O preparo das bebidas nos diferentes métodos obteve poucas variações. A característica corpo no método Aeropress se diferenciou estatisticamente da Prensa Francesa.
CONCLUSÃO: Com base nos resultados obtidos pode- se concluir que o método Aeropress apresentou as maiores médias em todos os atributos avaliados conferindo mais corpo à bebida final, sabor agradável, limpo e com finalização doce e persistente, tais atributos o torna o método ideal a ser indicado pelo barista.
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