[ID 47] PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES NA MUSCULAÇÃO E O CONHECIMENTO SOBRE SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Thaynara Rosane Araujo Braga, Ademilson Geraldo dos Santos, Ana Flávia Andalécio Couto da Silva
Palavras-chave:
Nutrição, Forma física, Prescrição, Treinamento resistidoResumo
INTRODUÇÃO: No tempo atual, o culto ao corpo perfeito tem aumentado de forma ascendente, por isso, lugares como academias de musculação estão em evidência. Concomitantemente a isso alternativas para se atingir os objetivos corporais tem chamado a atenção, como os suplementos alimentares. O seu uso e indicação deve ser feito por um nutricionista, mas sabe-se que grande parte da população não procura a orientação profissional correta, e o profissional que os acompanha na rotina das academias por muitas vezes é questionado nessa temática
OBJETIVO: Avaliar o conhecimento sobre suplementos alimentares de profissionais de educação física atuantes em salas de musculação.
MATERIAL E MÉTODOS: Estudo transversal, amostra composta por profissionais de educação física que trabalhavam em academias de musculação no município de Patrocínio-MG. Para coleta dos dados foi desenvolvido um questionário, baseando na literatura científica disponível. Onde se analisaram conteúdos específicos dos suplementos alimentares como composição e indicação. Os dados foram analisados no programa SPSS e realizada analise descritiva dos dados
RESULTADOS: Verificou-se que 84,6% dos profissionais indicam suplementação, fazem o uso destes e realizam a leitura dos rótulos dos mesmos, mas 53,8% erraram a composição do BCAA, 92,4% não possuem conhecimento de nomenclatura técnica da cafeína e 77% não conhecem a eficácia da creatina e cafeína para os treinos ou a classificação correta da glutamina.
CONCLUSÃO: Sendo assim, este estudo conclui que os PEF não demonstram conhecimento adequado sobre a SA, no entanto fazem o uso deles e realizam a indicação e prescrição aos seus alunos.
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