[ID 169] ESTRATÉGIAS DE APRENDIZADO UTILIZADAS POR ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Alexandre Alves Abreu Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio - UNICERP
  • Marcos Vinícius Ramos Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio - UNICERP

Palavras-chave:

Alunos, ensinamento, estudo, metodologia de ensino ativa

Resumo

INTRODUÇÃO: Com o passar dos anos, foi sendo avaliado e discutido o método tradicional de ensino que estamos acostumados, e observou-se que ele é associado a dificuldade de compreensão e assimilação do conteúdo pelos discentes, e cada vez mais sua eficiência vem sendo questionada. Tanto que novas metodologias vêm sendo criadas a fim de melhorar o aprendizado dos discentes. Essas novas metodologias tem o intuito de colocar os discentes no centro de aprendizado, indo desde discussões sobre o conteúdo até a jogos de tabuleiro que visam melhorar seu aprendizado.

OBJETIVO: Com o presente trabalho, objetiva-se relatar as principais técnicas de aprendizado utilizadas por discentes de ensino superior para favorecer seu entendimento da disciplina a ser ministrada.

MATERIAL E MÉTODOS O presente trabalho teve duração de 12 meses e consistiu na avaliação de estratégias de aprendizado utilizadas por estudantes do curso de medicina veterinária que cursaram a disciplina de fisiologia veterinária II. Além dos questionários, também foi repassado um jogo de gamificação para interação entre os alunos. O questionário adaptado de Maciel, Souza e Dantas (2015), contemplava questões sobre as formas de estudo utilizadas pelos alunos para melhor compreensão do conteúdo. E as opções de respostas foram organizadas a partir da escada de likert com notas de 1 a 5.

RESULTADOS: Os discentes têm maior interesse ou facilidade em recriar as situações que são ditas pelo professor, ligando-as a situações de seu cotidiano, conseguindo então memorizar o conteúdo de forma mais clara.

CONCLUSÃO: Com este trabalho conclui-se que o modo de aprendizado dos alunos vem se modificando com o tempo, fazendo com que eles percam o interesse por metodologias antigas. E isso deve implicar diretamente no modo de ensino do professor, fazendo com que ele deva alterar seu modo de ministrar a aula, para que os alunos tenham melhor aprendizado.

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Publicado

10-03-2023

Como Citar

Alves, A., & Vinícius , M. (2023). [ID 169] ESTRATÉGIAS DE APRENDIZADO UTILIZADAS POR ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR . Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente, 1(12), 661–670. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/vitae/article/view/2525-2771-v1n12-6

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Seção

Artigos