[ID 169] ESTRATÉGIAS DE APRENDIZADO UTILIZADAS POR ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Alunos, ensinamento, estudo, metodologia de ensino ativaResumo
INTRODUÇÃO: Com o passar dos anos, foi sendo avaliado e discutido o método tradicional de ensino que estamos acostumados, e observou-se que ele é associado a dificuldade de compreensão e assimilação do conteúdo pelos discentes, e cada vez mais sua eficiência vem sendo questionada. Tanto que novas metodologias vêm sendo criadas a fim de melhorar o aprendizado dos discentes. Essas novas metodologias tem o intuito de colocar os discentes no centro de aprendizado, indo desde discussões sobre o conteúdo até a jogos de tabuleiro que visam melhorar seu aprendizado.
OBJETIVO: Com o presente trabalho, objetiva-se relatar as principais técnicas de aprendizado utilizadas por discentes de ensino superior para favorecer seu entendimento da disciplina a ser ministrada.
MATERIAL E MÉTODOS O presente trabalho teve duração de 12 meses e consistiu na avaliação de estratégias de aprendizado utilizadas por estudantes do curso de medicina veterinária que cursaram a disciplina de fisiologia veterinária II. Além dos questionários, também foi repassado um jogo de gamificação para interação entre os alunos. O questionário adaptado de Maciel, Souza e Dantas (2015), contemplava questões sobre as formas de estudo utilizadas pelos alunos para melhor compreensão do conteúdo. E as opções de respostas foram organizadas a partir da escada de likert com notas de 1 a 5.
RESULTADOS: Os discentes têm maior interesse ou facilidade em recriar as situações que são ditas pelo professor, ligando-as a situações de seu cotidiano, conseguindo então memorizar o conteúdo de forma mais clara.
CONCLUSÃO: Com este trabalho conclui-se que o modo de aprendizado dos alunos vem se modificando com o tempo, fazendo com que eles percam o interesse por metodologias antigas. E isso deve implicar diretamente no modo de ensino do professor, fazendo com que ele deva alterar seu modo de ministrar a aula, para que os alunos tenham melhor aprendizado.
Referências
BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Cont., Capivari, v.1, n. 4, ago/dez, 2010.
CASTRO, A. L. M. B., et al. O desenvolvimento e da autonomia na escola: o que nos dizem Piaget e Vygotsky. Revista psicopedagogia. São Paulo, v. 23, n. 70, p. 49-61, 2006.
COLARES, M. A. M., et al. Metodologias de ensino de anatomia humana: estratégias para diminuir as dificuldades e proporcionar um melhor processo de ensino-aprendizagem. v 23, n 3, p. 140-160, 2019.
COTTA, R. M. M., et al. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Revista. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p 787-796, mar, 2012.
DIESEL, A., et al. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica Revista. Themas, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
DUNLOSKY, J., et al. Improving students’ learning with effective learning techniques: promising directions from cognitive and education psychology. Association for Psychological Science, v. 14, n. 1, p. 4-58, 2013
FORNAZIERO, C. C., et al. O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente. Ver brasileira de educação Médica, Rio de Janeiro, c.34, n.2, p. 290-297, 2010
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996
GONÇALVES, L. L., et al. Gamificação na educação: um modelo conceitual de apoio ao planejamento em uma proposta pedagógica. Brazilian Symposium on Computers in education, p.1305, 2016.
LUCCA, D., et al. Gamificação no ambiente educacional: Uma estratégia para o ensino e aprendizagem. 2019.
MACIEL, A. C. M.; SOUZA, L. F. N. I.; DANTA, M. A. Estratégias de estudo e aprendizagem utilizadas pelos alunos do ensino médio. Psicologia: ensino & formação, v. 6, n. 1, p. 14-32, 2015.
MAZZOINI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo – ReAT, v. 2, n. 1, jun, 2013.
MEDEIROS, E. D. A. P., et al. Análise da frequência da utilização das técnicas de aprendizagem: um estudo com discentes do curso de ciências contábeis. Revista HOLOS, v. 04, n. 33, p. 1 – 19, 2017.
MELO, A. F., et al. Estratégias e técnicas de ensino-aprendizagem no curso de ciências contábeis da universidade federal de Rondônia, Campus de porto velho: percepção dos graduandos. Revista Gestão Universitária na América Latina- GUAL, v.11, n.4, p. 167-189, 2018
NEVES, M. V. S. Uma nova proposta para o ensino da anatomia: desafios e novas perspectivas. Dissertação, Mestrado- Programa de Pós-graduação em ensino de ciências da saúde e meio ambiente, centro universitário de Volta Redonda, 2010.
POZO, J. I.; MONEREO, C.; CASTELLÓ, M. O Uso estratégico do Conhecimento. In: COLL, C., MARCHESI, A., PALÁCIOS, J. & cols. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol. 2, 2ed. Porto Alegre: Artmed, p.145-160, 2004
SANTOS, S. L. F., et al. Estratégias facilitadoras no processo ensino-aprendizagem em anatomia humana. Rev. Expr. Catól., v. 7, n. 2, p. 58-61, 2018.
UGWUANYI, C. S.; et al. Effect of cognitive-behavioral therapy with music therapy in reducing physics test anxiety among students as measured by generalized test anxiety scale. Medicine, v. 99, n. 17, p. 1-8, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente do UNICERP.
Os trabalho são originais e não estão disponíveis em outras publicações, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).