[ID 148] IMPACTOS DA VIOLÊNCIA OCUPACIONAL NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: UM OLHAR PSICOLÓGICO

Maísa Cecília Ferreira, Giovana Margarida Souza, Nara Cristina Ferreira Santos, Tacyana Silva Peres

Autores

  • MAÍSA CECÍLIA FERREIRA UNICERP
  • Giovana Margarida Souza Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP
  • Nara Cristina Ferreira Santos Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP
  • Tacyana Silva Peres Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP

Palavras-chave:

Violência no Trabalho, Saúde do Trabalhador, Psicologia

Resumo

INTRODUÇÃO: A violência ocupacional pode acarretar sequelas avassaladoras, sendo possível perceber que os profissionais estão propensos a todos os tipos de agressões, expondo-os ao risco e comprometendo os serviços de saúde, além de sentir-se desmotivados e fragilizados.

OBJETIVO: Avaliar o impacto das violências ocupacionais nas equipes multidisciplinares atuantes na atenção primária do município, tendo em vista os impactos morais, psicológicos e sociais.

MATERIAL E MÉTODOS: Pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, exploratória e de campo, realizado em 12 Unidades Básicas de Saúde da cidade de Patrocínio/MG. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de uma entrevista semiestruturada, com perguntas abertas relacionadas ao trabalho e sua rotina na instituição, além de possíveis violências sofridas advindas de pacientes e colegas de trabalho. As entrevistas foram realizadas no formato virtual devido à pandemia do COVID-19. Os dados referentes ao perfil sociodemográfico e os temas emergentes foram interpretados a partir da análise de conteúdo.

RESULTADOS: Participaram cinco profissionais da equipe multidisciplinar sendo mulheres com idade de 24 a 41 anos. A violência ocupacional ainda é tratada de forma velada, e durante a pesquisa foi possível perceber a insegurança dos profissionais em falar sobre o tema, visto que houve pouca adesão para a coleta de dados. Além disso, foi possível identificar sentimentos de desrespeito, angústia, medo, tristeza e sofrimento psíquico.

CONCLUSÃO: Conclui-se a importância em discutir o tema no local de trabalho, como forma de levar informações a todos que frequentam o ambiente, a fim de evitar situações que possam causar danos aos profissionais. As elaborações de medidas de resolução formais para tais situações também são essenciais, pois contribuirão para solucionar a situação, o que pode proporcionar segurança e acolhimento das vítimas da violência.

Referências

BARROS, Ângela Maria Melo Sá et al. Violência sofrida pelo profissional de saúde no ambiente de trabalho. 2016.

BORDIGNON M, Monteiro MI. Violence in the workplace in Nursing: consequences overview. Rev Bras Enferm

CORREIA, Joana Andreia Campos. Violência no trabalho dos enfermeiros no serviço de urgência. 2016.

FARIAS, Glaucea Maciel de et al. Violência ocupacional: situação de risco a dignidade e integridade dos profissionais da saúde. 2010.

GATTÁS, M. L. B. (2005). Interdisciplinaridade em cursos de graduação na área da saúde da Universidade de Uberaba (UNIUBE) (Tese de doutorado). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

HORST, V. S. B. & Orzechowski, S. T. (2017). O desafio e potencialidade da interdisciplinaridade no atendimento à saúde. Laplage em Revista, 3(1), 192-201.

PEDRO, D. R. C. et al. Violência ocupacional na equipe de enfermagem: análise à luz do conhecimento produzido. Saúde em Debate [online]. 2017, v. 41, n. 113.

VASCONCELLOS I.R.R., Abreu AMM, Maia EL. Violência ocupacional sofrida pelos profissionais de enfermagem do serviço de pronto atendimento hospitalar. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2012 jun;33(2):167-175.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Como Citar

FERREIRA, M. C., Margarida Souza , G. ., Ferreira Santos, N. C. ., & Silva Peres, T. (2022). [ID 148] IMPACTOS DA VIOLÊNCIA OCUPACIONAL NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: UM OLHAR PSICOLÓGICO: Maísa Cecília Ferreira, Giovana Margarida Souza, Nara Cristina Ferreira Santos, Tacyana Silva Peres. Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente, 1(11), 592–602. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/vitae/article/view/2525-2771-v1n11-10

Edição

Seção

Artigos