[ID 107] TIPO DE SUSBTRATO E USO DE CALCÁRIO PODEM INFLUENCIAR A POPULAÇÃO DE Meloidogyne sp.

Camila Barbosa da Silva Santos, Izabel Cristina Vaz Ferreira de Araujo

Autores

  • Camila Barbosa da Silva Santos Unicerp
  • Izabel Cristina Faz Ferreira de Araujo Unicerp

Palavras-chave:

Potencial hidrogeniônico, Patógeno, Galhas

Resumo

INTRODUÇÃO: A busca de alternativas para o controle de nematoides é uma realidade no Brasil, algumas espécies se destacam como por exemplo Meloodogyne sp., que formam galhas e nodulação no sistema radicular, dificultando a absorção completa e eficaz de nutrientes incluindo água que é a principal condutora de solúveis, rotação de cultura, incorporar calcário no solo são algumas alternativas para a tentativa de redução da população.

OBJETIVO: Avaliar a influência do tipo de solo e diferentes doses de calcário sobre a população de Meloidogyne sp., em tomateiro.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram realizados dois experimentos em delineamento em blocos casualizados. O primeiro tratamento consistiu na utilização de diferentes dosagens de calcário, no segundo tratamento foi utilizado dois diferentes tipos de solo, latossolo vermelho amarelo e areia fina de construção, foram analisadas as seguintes variáveis, população de nematoides em substrato composto por areia fina e latossolo vermelho amarelo e concentração de ovos no sistema radicular.

RESULTADOS: Os resultados obtidos foram que o latossolo vermelho amarelo apresentou menor infestação de nematoides, uma das hipóteses é que com a irrigação diária pode ter ocorrido compactação do solo deixando com baixos níveis de oxigênio, o resultado do segundo tratamento mostrou redução de nematoides em relação a dosagem de calcário, quanto maior a dosagem por há menor a quantidade populacional.

CONCLUSÃO: A areia fina permite melhor desenvolvimento de nematoides e a adição de calcário reduziu inversamente a quantidade de nematoides presentes nas amostras analisadas em laboratório.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Como Citar

Barbosa da Silva Santos, C., & Cristina Faz Ferreira de Araujo, I. . (2022). [ID 107] TIPO DE SUSBTRATO E USO DE CALCÁRIO PODEM INFLUENCIAR A POPULAÇÃO DE Meloidogyne sp.: Camila Barbosa da Silva Santos, Izabel Cristina Vaz Ferreira de Araujo. Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente, 1(11), 484–494. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/vitae/article/view/2525-2771-v1n11-1

Edição

Seção

Artigos