[ID 107] TIPO DE SUSBTRATO E USO DE CALCÁRIO PODEM INFLUENCIAR A POPULAÇÃO DE Meloidogyne sp.
Camila Barbosa da Silva Santos, Izabel Cristina Vaz Ferreira de Araujo
Palavras-chave:
Potencial hidrogeniônico, Patógeno, GalhasResumo
INTRODUÇÃO: A busca de alternativas para o controle de nematoides é uma realidade no Brasil, algumas espécies se destacam como por exemplo Meloodogyne sp., que formam galhas e nodulação no sistema radicular, dificultando a absorção completa e eficaz de nutrientes incluindo água que é a principal condutora de solúveis, rotação de cultura, incorporar calcário no solo são algumas alternativas para a tentativa de redução da população.
OBJETIVO: Avaliar a influência do tipo de solo e diferentes doses de calcário sobre a população de Meloidogyne sp., em tomateiro.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram realizados dois experimentos em delineamento em blocos casualizados. O primeiro tratamento consistiu na utilização de diferentes dosagens de calcário, no segundo tratamento foi utilizado dois diferentes tipos de solo, latossolo vermelho amarelo e areia fina de construção, foram analisadas as seguintes variáveis, população de nematoides em substrato composto por areia fina e latossolo vermelho amarelo e concentração de ovos no sistema radicular.
RESULTADOS: Os resultados obtidos foram que o latossolo vermelho amarelo apresentou menor infestação de nematoides, uma das hipóteses é que com a irrigação diária pode ter ocorrido compactação do solo deixando com baixos níveis de oxigênio, o resultado do segundo tratamento mostrou redução de nematoides em relação a dosagem de calcário, quanto maior a dosagem por há menor a quantidade populacional.
CONCLUSÃO: A areia fina permite melhor desenvolvimento de nematoides e a adição de calcário reduziu inversamente a quantidade de nematoides presentes nas amostras analisadas em laboratório.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente do UNICERP.
Os trabalho são originais e não estão disponíveis em outras publicações, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).