[ID 103] ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS URBANAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PATROCÍNIO/MG

Uma análise sobre a (in)efetividade do direito fundamental à acessibilidade da pessoa com deficiência

Autores

  • Karina Claudia Fernandes Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP
  • Elaine Castro Saito Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP
  • Renato de Souza Nunes Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Pessoa com deficiência

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação especial foi implantada no sistema de ensino brasileiro paulatinamente, com registros históricos de adaptação dos ambientes sociais para recepção das pessoas com deficiência. Tem eu seu histórico nomenclaturas e modalidades de ensino diversas, tendo nas décadas de 80 a 90 como marco de início de desenvolvimento de políticas educacionais humanizadas. A modernidade e o desenvolvimento dos dispositivos legais da implantação e adaptação da inclusão são progressivos, estando atualmente em um patamar amplo de inclusão social. Na esfera educacional, muitos degraus foram vencidos, tendo hoje uma gama de legislações que determinam a forma de atendimento dos sujeitos que necessitam de atendimento educacional especializado. Frente às determinações legais e à realidade de sujeitos que buscam o atendimento educacional especializado em escolas públicas, este trabalho visou pesquisar sobre o atendimento educacional especializado feito em escolas urbanas da rede de ensino da cidade de Patrocínio-MG. Como problemática a presente pesquisa teve: as escolas públicas municipais de Patrocínio/MG asseguram às pessoas com deficiência um atendimento educacional especializado, garantindo às mesmas o direito fundamental à acessibilidade?

OBJETIVO: O objetivo geral deste trabalho foi analisar o nível de adequação das escolas às especificações legais de acessibilidade do aluno especial.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada bibliográfica e pesquisa de campos, com visita local às escolas para aplicação de questionário aos gestores das instituições visando absorver os objetivos gerais sobre preparação de atendimento de alunos especiais no que diz respeito aos recursos humanos, materiais e de estrutura física, possíveis inadequações presentes nas escolas que impossibilitem o acesso e/ou permanência dos alunos especiais, possibilidade de correção de eventuais inadequações, observando a legislação sobre o tema. Os questionários foram tratados de forma quantitativa e qualitativa utilizando as legislações como parâmetro para apontamento de observações.

RESULTADOS: Os resultados apontaram para escolas adaptadas ao atendimento pedagógico de forma descrita por indicações do Estado de Minas Gerais, tendo direito ao acompanhamento do professor apoio apenas os sujeitos enquadrados nas características do inciso I, do Art. 2º do CNE/CEB nº 4 de 2009 e do inciso II, do Art. 2º do CNE/CEB nº 4 de 2009, os sujeitos com laudo de Autismo; e falhas em adaptações prediais sobre rampas de acessos a todos os ambientes e piso tátil.

CONCLUSÃO: Conclui-se que, há que fazer adaptações prediais na forma exigida pelas legislações nas falhas encontradas e que o atendimento ofertado é feito em consonância com as legislações educacionais que regem o sistema de educação da cidade de Patrocínio-MG.

Referências

BRASIL. Lei n. 7.853 de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1989. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7853.htm> Acesso em: 12 nov. 2018.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de setembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm> Acesso em: 22 abr. 2019.

BRASIL. Lei n. 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm> Acesso em: 03 abr. 2019.

FACION, J. R. Inclusão escolar e suas implicações. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2008.

LEUCAS, C. B. Barreiras estruturais para prática da Educação Física escolar: busca pela acessibilidade. In: Educação inclusiva. Org.: Guimarães, Décio Nascimento (org.) Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2020.248 p

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna. 2003

MAZZOTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

MILLS, N. D. A educação da criança com Síndrome de Down. In: SCHWARTZMAN, J. S et al. Síndrome de Down. São Paulo: Memnon, 1999.

MOREIRA, Rodrigo Pereira. Direito ao livre desenvolvimento da personalidade: caminhos para proteção e promoção da pessoa humana. 2015. 290f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Direito, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13228>. Acesso em 04 jan. 2019.

OLIVEIRA, V. M.; SANTIAGO, Z. M. P. Acessibilidade física como ferramenta de inclusão nas escolas públicas de Maranguape. VIII Encontro Nacional sobre ergonomia do Ambiente Construído. IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. Natal, RN, 13 a 15 de maio de 2020.

PAN, M. A. G. S. O direito à diferença: uma reflexão sobre deficiência intelectual e educação inclusiva. Curitiba: IBPEX, 2008.

SASSAKI, R. K.. Inclusão: Construindo Um a Sociedade Para Todos. 3ª edição. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Cartilha para pais, estudantes e profissionais da educação. A Educação Especial Na Perspectiva Inclusiva. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/A_Educacao_Especial_Perspectiva%20Inclusiva_18cmx25cm.pdf. Acesso em agosto de 2021.

SILVA, O. O. N.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A. G.; FERREIRA, M. S. Análise do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Serrolândia – Bahia. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 6, n. 1, p. 99-114, 2019.

STAINBACK, S. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Downloads

Publicado

04-05-2022

Como Citar

Fernandes, K. C., Castro Saito, E., & de Souza Nunes, R. (2022). [ID 103] ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS URBANAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PATROCÍNIO/MG: Uma análise sobre a (in)efetividade do direito fundamental à acessibilidade da pessoa com deficiência. Revista Rumos Da Pesquisa Em Ciências Empresariais, Ciências Do Estado E Da Tecnologia, 1(6), 370–388. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/rumos/article/view/2525-278x-v1n6-9

Edição

Seção

Artigos