[ID 69] EFICIÊNCIA E RETORNO DE INDICADORES FUNTAMENTALISTAS EM OPERAÇÕES NO MERCADO DE AÇÕES

Autores

  • Samantha de Fátima Rodrigues Peres Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP
  • Mauro Lúcio dos Santos Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP

Palavras-chave:

Investimentos, Bolsa de valores, Mercado de ações

Resumo

INTRODUÇÃO: O mercado de capitais possui grande importância para a economia no Brasil pois permite as empresas distribuírem seus valores mobiliários. O mercado acionário é uma categoria do mercado de capitais. O principal indicador acionário brasileiro é o Ibovespa que apresenta a volatilidade média das maiores ações na B3. Análise fundamentalista é uma ferramenta de medir o valor de uma ação.

OBJETIVO: Avaliar o retorno de carteiras utilizando-se índices financeiros das empresas e seu desempenho em relação ao retorno do índice Bovespa; realizar um estudo do funcionamento do mercado de capitais, bem como das ferramentas disponíveis para operação e realizar um estudo de campo com os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino.

MATERIAL E MÉTODOS: Estudo de caso para avaliar o resultado de carteiras em relação ao índice Bovespa, pesquisa bibliográfica para apresentar o funcionamento do mercado de capitais; estudo de campo para avaliar o conhecimento dos alunos sobre mercado de capitais. Pesquisa on-line com aplicação de um questionário composto por 8 questões fechadas.

RESULTADOS: Estudou-se o funcionamento do mercado de capitais apresentando suas ferramentas disponíveis para investimento, também foi avaliado o retorno de carteiras sobre o índice Bovespa e por fim possibilitou aferir o conhecimento dos alunos sobre o tema.

CONCLUSÃO: No geral, o conhecimento dos alunos pesquisados é baixo, mas grande parte dos mesmos parecem estar interessados em operações no mercado de capitais, além disso prova ser possível uma carteira montada com análise fundamentalista superar o índice Bovespa.

Referências

AMARAL, Anderlei. Analise fundamentalista do mercado acionário da empresa “Positivo Informática S/A”. 2014. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2348. Acesso em: 08 de abril de 2020.

B3. Disponível em: http://www.b3.com.br/pt_br/. Acesso em: 18 de junho de 2020.

BUSSOLA DO INVESTIDOR. Preço sobre Lucro (P/L). Disponível em: https://www.bussoladoinvestidor.com.br/abc_do_investidor/preco_sobre_lucro_pl/. Acesso em: 09 de novembro de 2020.

EU QUERO INVESTIR. Swing Trade: o que é e como funciona essa estratégia de investimento. Disponível em: https://www.euqueroinvestir.com/swing-trade-o-que-e-como-funciona/. Acessado em 09 de novembro de 2020.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Disponível em: https://docero.com.br/doc/cvn8s1. Acessado em 25 de novembro de 2020.

INFOMONEY. O que é Day Trade. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/guias/day-trade/ . Acessado em 09 de novembro de 2020.

MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação a pesquisa bibliográfica. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=2z0A3cc6oUEC&oi=fnd&pg=PA7&dq=pesquisa+bibliog#v=onepage&q&f=false. Acessado em 23 de novembro de 2020.

MINAYO, M.C.S. et al. Pesquisa social teoria, método e criatividade. 21° edição. Editora Vozes, 2002.

PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de capitais. 6° edição. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. Disponível em: http://goo.gl/rbCgno. Acessado em 23 de novembro de 2020.

VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Disponível em: https://www.academia.edu/18473787/O_estudo_de_caso_como_modalidade_de_pesquisa . Acessado em 25 de novembro de 2020.

Downloads

Publicado

04-05-2022

Como Citar

de Fátima Rodrigues Peres, S., & dos Santos , M. L. . (2022). [ID 69] EFICIÊNCIA E RETORNO DE INDICADORES FUNTAMENTALISTAS EM OPERAÇÕES NO MERCADO DE AÇÕES. Revista Rumos Da Pesquisa Em Ciências Empresariais, Ciências Do Estado E Da Tecnologia, 1(6), 305–321. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/rumos/article/view/2525-278x-v1n6-5

Edição

Seção

Artigos