[ID 42] Significados do Trabalho: Novas Construções
Palavras-chave:
Dimensões do Trabalho, Significados do Trabalho, TrabalhoResumo
INTRODUÇÃO: O cenário econômico do Brasil, nos últimos, anos tem impactado profundamente a vida dos trabalhadores. As demissões em grande número realizadas pelas organizações e a escassez de novas oportunidades de trabalho, colocaram fora dos empregos formais milhares de trabalhadores.
OBJETIVO: Considerando que os significados do trabalho são construções sócio-históricas, este estudo tem como objetivo investigar as concepções de trabalho frente a este novo contexto. Como objetivos secundários pretende-se analisar como as dimensões: realização pessoal, emocional positiva, econômica, e emocional negativa, encontram-se configuradas em ordem de prioridade e valorização por parte dos trabalhadores.
MATERIAL E MÉTODOS: O estudo em questão trata-se de uma pesquisa de levantamento. A amostra se constituiu de 206 trabalhadores voluntários que atenderam aos requisitos propostos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a Escala de Significados Atribuídos ao Trabalho – ESAT – BR, composta por 25 itens que avaliam as quatro dimensões do trabalho, a saber: realização pessoal, emocional positiva, econômica, e emocional negativa. Os dados foram investigados com base na literatura.
RESULTADOS: O significado mais atribuído ao trabalho foi o de Realização Pessoal, sendo seguido pela dimensão Emocional Positiva e Econômica.
CONCLUSÃO: O trabalho continua sendo um valor para os jovens trabalhadores que o buscam para se desenvolverem, crescerem dentro das organizações e se realizarem na vida.
Referências
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.
BORGES, L. de O.; YAMAMOTO, O. H. O mundo do trabalho. In: ZANELLI, J.C.; BORGES-ANDRADE, J.; BASTOS, A.V. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 24-62.
BORGES, L. O.; TAMAYO, A. A estrutura cognitiva do significado do trabalho. rPOT, v. 1, 11-44, Jul-Dez, 2001.
DEJOURS, C. Prefácio. In: MENDES, A. M. Psicodinâmica do trabalho: teoria, método e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 19-22, 2007.
DOURADO, D. P.; HOLANDA, L. A.; SILVA, M. M. M. & BISPO, D. A. Sobre o sentido do trabalho fora do enclave de mercado Cad. EBAPE.BR [online], vol.7, n.2, pp.349-367, 2009.
FERNANDES, F. S.; Gonçalves, C. M.; Oliveira, P. J. Adaptação e validação da escala de significados atribuídos ao trabalho – ESAT. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 13, n.2, 183 – 195, Jul – Dez, 2012.
FREITAS, D. P.; NASCIMENTO, R. P.; NEVES, D. R. A crise do trabalho e a emergência de novos valores éticos no trabalho. In: ADCONT, 4, 2013, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: [s.n.], 2013.
FERNANDES, K. R.; ZANELLI, J. C. O processo de construção e reconstrução das identidades dos indivíduos nas organizações. RAC, v.10, n.1, 55-72, Jan/Marc, 2006.
MATTOS, E., & CHAVES, A. M. As Representações Sociais entre adolescentes aprendizes: um estudo piloto [Versão eletrônica]. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 16(3), 66-75, 2006.
MORIN, M. E. Os sentidos do trabalho. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 41, n. 3, p. 8-19, Jul./Set., 2001.
OCHOA, C. Amostragem não probabilística: amostra por conveniência. 2015. Disponível em: <https://www.netquest.com/blog/br/blog/br/amostra-conveniencia>. Acesso em 16 de abril de 2019.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
RODRIGUES, A; ASSMAR, E. M. L; JABLONSKI, B. Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2010.
ZANELLI, J. C. & SILVA, N. Cultura organizacional. Em J. C. Zanelli, J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 407-442.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e da Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e de Tecnologia do UNICERP.
Os trabalho são originais e não estão disponíveis em outras publicações, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).