[ID 124] IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DOS PROBLEMAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Millena de Castro Borges, Soraya Pereira Côrtes de Almeida, Gabriela Viola Coppe, Vitória Emanuelly Alves

Autores

Palavras-chave:

alfabetização, fonoaudiologia educacional, habilidades metafonológicas, leitura, IPPL

Resumo

INTRODUÇÃO: A aprendizagem da leitura é uma tarefa complexa que envolve o domínio de habilidades preditoras para que seja adquirida, sendo as habilidades metafonológicas uma delas. Identificar precocemente dificuldades neste processo garante melhor desempenho dos escolares, e se torna mais viável que remediar posteriormente. Assim, o trabalho de prevenção conjunto entre fonoaudiólogos e educadores utilizando instrumentos de rastreio como o Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura (IPPL) é fundamental para monitorar habilidades envolvidas no desenvolvimento da leitura.

OBJETIVO: Avaliar as habilidades preditoras para a leitura em crianças que estão no 1º e 2º ano do ensino fundamental.

MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de campo, transversal, quantitativa e analítica controlada. Participaram 14 crianças, sendo 10 matriculadas no 1º ano, e quatro no 2º ano do ensino fundamental. Foram aplicadas as 13 provas do IPPL, e para cada domínio usou-se a classificação “sob atenção” e “esperado.” A partir de então, identificou-se aquelas com risco para problemas de leitura.

RESULTADOS: Foi constatado que 21% dos escolares tiveram seu desempenho classificado como “sob atenção” para problemas de leitura. Houve dificuldade comum entre as séries principalmente em habilidades metafonológicas e de nomeação automática rápida.

CONCLUSÃO: A paralisação das aulas presenciais devido ao Coronavírus impactou a aprendizagem das habilidades preditoras para alfabetização. Dessa forma, ressalta-se a importância da fonoaudiologia educacional como aliada para equiparar e impulsionar os escolares nesse processo, atuando na identificação precoce das dificuldades de aprendizagem.

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Publicado

28-03-2022

Como Citar

de Castro Borges, M., Soraya Pereira Côrtes de Almeida, Gabriela Viola Coppe, & Vitória Emanuelly Alves. (2022). [ID 124] IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DOS PROBLEMAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Millena de Castro Borges, Soraya Pereira Côrtes de Almeida, Gabriela Viola Coppe, Vitória Emanuelly Alves. Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente, 2(10), 452–467. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/vitae/article/view/2525-2771-v2n10-9

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Artigos