[ID 213] LEVANTAMENTO DA FAUNA SILVESTRE RECOLHIDA E APREENDIDA PELA POLÍCIA MILITAR DO MEIO AMBIENTE NA REGIÃO DE PATROCÍNIO, MINAS GERAIS.
DOI:
https://doi.org/10.17648/vitae.v1i14.213Palavras-chave:
Apreensão, Animais Silvestres, Tráfico de Animais, ConservaçãoResumo
INTRODUÇÃO: O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, apresentando a maior variedade de espécies de aves do planeta. E com isso o tráfico de animais e a biopirataria vem sendo enfrentados desde a colonização. Essas práticas ilegais movimentam bilhões de reais de forma clandestina. O maior impacto desses crimes é a extinção de espécies da fauna
e flora. No estado de Minas Gerais a Polcia Militar Ambiental é o órgão responsável pela fiscalização e apreensão de animais silvestres traficados.
Referências
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Lei de Crimes. Dispõe sobre as sanções penas e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Brasília, 1998. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/gab/asin/lei.html >. Acesso em: 16 de setembro de 2022.
BORGES, R. C. et al. Diagnóstico da fauna silvestre apreendida e recolhida pela Polícia Militar de Meio Ambiente de Juiz de Fora, MG (1998 e 1999). Revista Brasileira de zoociências, nº 8, p. 23-33, 2006.
DEPAVE - departamento de parques e áreas verdes da secretaria o verde e do meio ambiente - SVMA da Prefeitura do Município de São Paulo; Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Biologia da fauna, 2000. Disponível em:
<http://www.prodam.sp.gov.br/svma/parques/medicina.htm>. Acesso em: 16 de setembro de 2022.
MACHADO, Afonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 7. ed. São Paulo:
Malheiros, 1998.
MENDONÇA, R.; FELFILI, J,; WALTER, B,; SILVA JR., J. C.; RESENDE, A;
Flora vascular do Cerrado. 1998.
Página | 12
NUNES, M. Fauna Urbana – a vida selvagem à nossa porta. 2001. Disponível em: http://naturlink. sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fauna-e-Flora/content/Fauna- Urbana--a-vida-selvagem-a-nossa-- porta?bl=1&viewall=true#Go_1. Acesso em: 20 de setembro de 2022.
R. Educ. Saúde & M. Amb., Patrocínio, v. X, n. X, p. X -X, mês./mês. AAAA.
SANTOS, I.B. Threatened endemic mammals of the Atlântic Forest region of Southeast Brazil. Wildlife Preservation Trust, Specil Scientific Report, 4:21-31. 1991.
RENCTAS. 1° Relatório nacional sobre o tráfico de fauna silvestre. Brasília, DF: Rede Nacional Contra o Tráfico Silvestre, 2001.
SANTOS, T. C. C; C¬MARA, Jo„o Batista Drummond. Geo Brasil. 2002: perspectivas do meio ambiente no Brasil. BrasÌlia, DF: IBAMA, 2002.
SOUZA, G. M.; SOARES F. A. O Comércio Ilegal de aves silvestres na região do Paraguaçu e sudoeste da Bahia. Encicloplédia Biosfera, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2007. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2005/200542a.pdf>.
Comentado [HP6]: Suas referências estão cada uma em uma norma. Procure a norma da ABNT de 2021 para corrigir.
Acesso em: 16 de Setembro de 2022.
BRASIL. Instrução Normativa ICMBIO nº 23, de 31 de dezembro de 2014. Estabelece normas sobre procedimentos relativos ao funcionamento dos Centros de Triagem de Animais Silvestres - CETAS do IBAMA. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Vitae - Educação, Saúde & Meio Ambiente do UNICERP.
Os trabalho são originais e não estão disponíveis em outras publicações, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).