[ID 84] CONTABILIDADE GERENCIAL: a importância do mark-up como ferramenta estratégica na formação do preço de venda
Palavras-chave:
produtos, preço, mark-upResumo
INTRODUÇÃO: A Contabilidade Gerencial auxilia os empresários para gerenciar seus negócios trazendo a ferramenta do Mark-Up, sendo que um dos maiores desafios dos empreendedores é definir o valor a ser cobrado pelos seus serviços ou produtos oferecidos, de forma que a empresa tenha lucratividade e possibilite um crescimento saudável do seu negócio. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi identificar através da Contabilidade Gerencial a importância do levantamento do mark-up para a formação do preço de venda para as organizações.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho desenvolveu-se de forma didática e dialética sendo utilizado a pesquisa bibliográfica a partir de artigos científicos e livros na área de Contabilidade Gerencial direcionados ao tema da pesquisa e, utilizando abordagens de materiais que quando aplicados possuem relação direta com os procedimentos, objetivos e a abordagem do problema estudado.
RESULTADOS: Foi evidenciado que através da Contabilidade Gerencial, tem-se elementos para gerenciar de forma segura a organização, que com a utilização do custeio variável é possível identificar como separar os custos e despesas. Já com o levantamento do mark-up para a formação do preço de venda se tem informações gerenciais para análise de demonstrativos de lucro/prejuízo da empresa afins de gerenciamento.
CONCLUSÃO: Conclui-se que a contabilidade gerencial é importante para as organizações, pois fornece instrumentos aos administradores de empresas para auxiliar nas tomadas de decisões, e que o mark-up é um índice valioso, contudo, ele permite a obtenção do preço de venda ideal.
Referências
ALVES, ALINE...[et.al], Gestão de custos [recurso eletrônico]. Porto Alegre, SAGAH, 2018. (E-BOOK ambiente Biblioteca A).
ALVES, REVSON VASCONCELOS, Contabilidade Gerencial: livro textos com exemplos, estudos de caso e atividades práticas. São Paulo: Atlas, 2013. p 173.
BOOSTEL, ISIS...[et.al], Gestão de custos, riscos e perdas [recurso eletrônico]. Isis Boostel, Zaida Cristiane dos Reis. Porto Alegre: SAGAH, 2019. (E-BOOK ambiente Biblioteca A).
BORNIA, ANTONIO CEZAR. Analise Gerencial de Custos - Aplicação em Empresas Modernas – 3 ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
CREPALDI, SILVIO APARECIDO, Contabilidade Gerencial: teoria e prática/Silvio Aparecido Crepaldi. – 6 ed. – São Paulo: Atlas, 2012. p 423.
DUBOIS, ALEXY, Gestão de custos e formação de preços: conceitos, modelos e instrumento: abordagem do capital de giro e da margem de competitividade/Alexy Dubois, Luciana Kulpa, Luiz Eurico de Souza – 3. ed. – São Paulo: Atlas,2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas,1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas,2002.
HONG, YUH CHING. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Pearson Prentice Hall,2006. p 304.
MEGLIORINI, EVANIR. Custos. São Paulo: Makron Books, 2001.
OLIVEIRA, MAXWELL FERREIRA DE. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG,2011. Disponível em <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf> acessado em 09 de novembro de 2020.
PADOVEZE, CLÓVIS LUÍS, Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
WERNKE, RODNEY, Análise de custos e preços de venda: (ênfase em aplicações e casos nacionais). São Paulo: Saraiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e da Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e de Tecnologia do UNICERP.
Os trabalho são originais e não estão disponíveis em outras publicações, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).