[ID 84] CONTABILIDADE GERENCIAL: a importância do mark-up como ferramenta estratégica na formação do preço de venda

Autores

  • Daniela Beatriz Alves Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP
  • Rafael Silva Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP

Palavras-chave:

produtos, preço, mark-up

Resumo

INTRODUÇÃO: A Contabilidade Gerencial auxilia os empresários para gerenciar seus negócios trazendo a ferramenta do Mark-Up, sendo que um dos maiores desafios dos empreendedores é definir o valor a ser cobrado pelos seus serviços ou produtos oferecidos, de forma que a empresa tenha lucratividade e possibilite um crescimento saudável do seu negócio. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi identificar através da Contabilidade Gerencial a importância do levantamento do mark-up para a formação do preço de venda para as organizações.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho desenvolveu-se de forma didática e dialética sendo utilizado a pesquisa bibliográfica a partir de artigos científicos e livros na área de Contabilidade Gerencial direcionados ao tema da pesquisa e, utilizando abordagens de materiais que quando aplicados possuem relação direta com os procedimentos, objetivos e a abordagem do problema estudado.

RESULTADOS: Foi evidenciado que através da Contabilidade Gerencial, tem-se elementos para gerenciar de forma segura a organização, que com a utilização do custeio variável é possível identificar como separar os custos e despesas. Já com o levantamento do mark-up para a formação do preço de venda se tem informações gerenciais para análise de demonstrativos de lucro/prejuízo da empresa afins de gerenciamento.

CONCLUSÃO: Conclui-se que a contabilidade gerencial é importante para as organizações, pois fornece instrumentos aos administradores de empresas para auxiliar nas tomadas de decisões, e que o mark-up é um índice valioso, contudo, ele permite a obtenção do preço de venda ideal.

Referências

ALVES, ALINE...[et.al], Gestão de custos [recurso eletrônico]. Porto Alegre, SAGAH, 2018. (E-BOOK ambiente Biblioteca A).

ALVES, REVSON VASCONCELOS, Contabilidade Gerencial: livro textos com exemplos, estudos de caso e atividades práticas. São Paulo: Atlas, 2013. p 173.

BOOSTEL, ISIS...[et.al], Gestão de custos, riscos e perdas [recurso eletrônico]. Isis Boostel, Zaida Cristiane dos Reis. Porto Alegre: SAGAH, 2019. (E-BOOK ambiente Biblioteca A).

BORNIA, ANTONIO CEZAR. Analise Gerencial de Custos - Aplicação em Empresas Modernas – 3 ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

CREPALDI, SILVIO APARECIDO, Contabilidade Gerencial: teoria e prática/Silvio Aparecido Crepaldi. – 6 ed. – São Paulo: Atlas, 2012. p 423.

DUBOIS, ALEXY, Gestão de custos e formação de preços: conceitos, modelos e instrumento: abordagem do capital de giro e da margem de competitividade/Alexy Dubois, Luciana Kulpa, Luiz Eurico de Souza – 3. ed. – São Paulo: Atlas,2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas,1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas,2002.

HONG, YUH CHING. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Pearson Prentice Hall,2006. p 304.

MEGLIORINI, EVANIR. Custos. São Paulo: Makron Books, 2001.

OLIVEIRA, MAXWELL FERREIRA DE. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG,2011. Disponível em <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf> acessado em 09 de novembro de 2020.

PADOVEZE, CLÓVIS LUÍS, Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

WERNKE, RODNEY, Análise de custos e preços de venda: (ênfase em aplicações e casos nacionais). São Paulo: Saraiva, 2005.

Downloads

Publicado

04-05-2022

Como Citar

Alves, D. B., & Silva, R. (2022). [ID 84] CONTABILIDADE GERENCIAL: a importância do mark-up como ferramenta estratégica na formação do preço de venda. Revista Rumos Da Pesquisa Em Ciências Empresariais, Ciências Do Estado E Da Tecnologia, 1(6), 322–336. Recuperado de https://revistas.unicerp.edu.br/index.php/rumos/article/view/2525-278x-v1n6-6

Edição

Seção

Artigos