Sobre a Revista

A Revista Educação Saúde & Meio Ambiente aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de Educação, Saúde e Meio Ambiente, resultantes prioritariamente de pesquisas, assim como estudos, teóricos que contribuam para o avanço do conhecimento sobre o tema abordado e fomentem a realização de novos estudos e pesquisas.

A publicação de artigos está condicionada a dois pareceres (duplo cego) de membros do Conselho Editorial ou Colaboradores. Em caso de divergência, é solicitado um terceiro parecer. Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pela Comissão Editorial.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Educação, Saúde e Meio ambiente, e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

A submissão, processamento e publicação dos artigos é totalmente gratuita, feita de forma voluntária, sem vínculo empregatício e sem remuneração, assim como a tarefa de Avaliador/Revisor.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista Educação Saúde e Meio Ambiente oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

A socialização e a disseminação dos estudos e das pesquisas produzidos na Instituição se integram à missão e à atividade extensionista do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio. A Revista Educação Saúde & Meio Ambiente tem como público alvo docentes e discentes de instituições de ensino, associações de classe, associações de pesquisa e a comunidade científica nacional e internacional, bem como para o público em geral.

A Revista Educação Saúde & Meio Ambiente é pautada nos princípios da democratização do pensamento e da ciência; qualidade e rigor metodológico; veracidade dos fatos; exercício do senso crítico; obediência aos preceitos éticos prevalentes na sociedade; relevância social dos temas, das questões e dos conteúdos; relevância científica; agilidade e transparência no processo editorial; respeito e valorização aos autores; busca pela internacionalziação do periódico. 

Nós convidamos e encorajamos docentes, discentes e demais pesquisadores a submeterem seus trabalhos, independentemente da área e ou tema do mesmo, para a apreciação dos revisores da Revista Educação Saúde & Meio Ambiente . Os seguintes tipos de trabalho podem ser enviados: Artigos Originais, Artigos de Revisão, Relatos de Experiência. Neste sentido, é imprescindível que contribuição dos autores seja inédita, que não esteja submetida à avaliação concomitante por outro periódico e ou que não tenha sido publicada integralmente ou parcialmente por outro periódico.

O processo de revisão dos artigos é realizado às cegas (os revisores desconhecem os autores dos trabalhos) e por pares (revisores que possuem reconhecido mérito na área do estudo submetido).

Para cada trabalho submetido, pelo menos dois revisores serão designados (duplo-cego). Em caso de discordância entre os revisores, um terceiro revisor será consultado.

 

TUTORIAL: Veja como submeter artigos nas Revistas Científicas do UNICERP